Covid-19: Brusque abre agendamento de vacina para outros grupos prioritários; confira lista
Imunização vai passar a contemplar grupo de comorbidades, por fases
Imunização vai passar a contemplar grupo de comorbidades, por fases
Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde abriu, na tarde desta quinta-feira, 29, o agendamento para a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no site de agendamentos, para o grupo de comorbidades por fases.
A diretora da Vigilância em Saúde de Brusque, Ariane Fischer, ressalta que a vacinação poderá ser realizada com qualquer vacina de plataforma de vírus inativado, vetor viral ou mRNA, respeitados os intervalos entre as doses que são recomendados pelo Plano Nacional de Imunização.
Ariane reforça, ainda, que as puérperas, na condição de lactantes, serão orientadas a não interromper o aleitamento materno após a imunização.
Os usuários que não possuem cadastro nas Unidades Básicas de Saúde devem levar receita ou comprovação original e cópia, que será retida para respaldo legal.
“Junto à comprovação de comorbidades, o cidadão deve apresentar documento com foto, Cartão Nacional do SUS e comprovante de residência”, acrescenta a diretora da Vigilância em Saúde.
A vacinação da primeira dose contra a Covid-19 para as pessoas com comorbidades que fizerem o seu cadastro no site inicia nesta sexta-feira, 30, nos dois Centros de Vacinação, instalados na Unifebe e na Uniasselvi (antiga Vila Schlosser).
Brusque também segue com o cadastramento e vacinação em primeira dose disponíveis para idosos de 60 anos ou mais e para trabalhadores da área da saúde de todas as categorias, ainda não contemplados.
A definição dos grupos prioritários para vacinação foi realizada com base nas análises epidemiológicas, evidências científicas e nas discussões com especialistas com expertise em imunização e as principais sociedades científicas, no âmbito da Câmara Técnica Assessora em Imunização e Doenças Transmissíveis, pautada também nas recomendações do SAGE – Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas em Imunização (em inglês, Strategic Advisor Group of Experts on Immunization), da Organização Mundial da Saúde; em parceria tripartite, com os Conselhos Nacionais de Secretários de Saúde e de Secretarias Municipais de Saúde (Conass e Conasems).
As comorbidades determinadas pelo ministério da Saúde para o direito à vacina são essas:
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: