Covid-19: Brusque e região caem para nível alto em matriz de risco do estado
Atualmente, apenas uma região do estado está em nível gravíssimo
Atualmente, apenas uma região do estado está em nível gravíssimo
Brusque e a região do Médio Vale do Itajaí caíram do nível grave para alto na nova avaliação da matriz de risco do estado para Covid-19, divulgada neste sábado, 18. Atualmente, 11 áreas catarinenses se encontram no nível de risco alto.
Enquanto isso, pela segunda semana consecutiva, o Nordeste do estado segue sendo a única região em nível gravíssimo. Neste sábado, quatro áreas foram consideradas ainda em risco grave.
O cenário é considerado melhor do que o apresentado na semana anterior com uma região no gravíssimo, sete apresentaram risco grave e oito risco potencial alto.
Para a avaliação da matriz de risco, quatro pontos são considerados: gravidade, transmissibilidade, monitoramento e capacidade de atenção.
No caso do fator “gravidade” são avaliadas as ocorrência de óbitos por Covid-19 na região e a tendência de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave. Neste quesito, o Médio Vale foi avaliado como risco alto.
Para “transmissibilidade” avalia a taxa de transmissibilidade agrupada com o número de infectantes por 100 mil habitantes. Brusque e região foram classificadas como nível moderado, o mais baixo na avaliação.
No “monitoramento” são avaliados o percentual de vacinados com segunda dose ou dose única e a variação de casos semanal. Neste quesito, a região foi avaliada com risco alto.
Por fim, a taxa de ocupação de leitos de UTIs reservados para Covid-19 é um fator avaliado em “capacidade de atenção”. Brusque e região estão em nível moderado neste quesito.