Covid-19: Brusque receberá mais de 2,3 mil doses da vacina Pfizer
Recebidas nesta terça-feira, as doses irão para 11 municípios
Recebidas nesta terça-feira, as doses irão para 11 municípios
Uma nova remessa com mais 22.230 doses da vacina Pfizer chegou a Santa Catarina às 19h05 desta terça-feira, 18. Do aeroporto, os imunizantes foram encaminhados para a Central Estadual de Rede de Frio para a organização da logística de distribuição. Desta vez, mais municípios vão receber a vacina da Pfizer e Brusque receberá 2.340 doses.
Além do município, outros dez também vão receber: Blumenau (3.510 doses), Criciúma (3.510), Biguaçu (1.170), Palhoça (1.170), São José (2.340), Balneário Camboriú (2.340), Itajaí (3.510), Jaraguá do Sul (2.340), Joinville (2.340) e Tubarão (1.170).
“Cada remessa que chega é importante e todos os órgãos envolvidos estão a postos para a sua rápida distribuição. Vamos seguir esse trabalho intenso junto a prefeituras e equipes de saúde, logística e segurança. Só assim, conseguimos incluir mais grupos prioritários, como estamos fazendo”, destaca o governador Carlos Moisés.
“Recebemos as doses e nos empenhamos para a criação de uma logística rápida para a entrega das vacinas a todos os municípios. Foram importantes remessas enviadas em menos de uma semana, totalizando mais de 450 mil doses, o que permitirá um avanço significativo na vacinação”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.
“Essa ampliação na distribuição de doses da vacina Pfizer só está sendo possível porque o processo de logística e validação do uso desta vacina tem ocorrido, até o momento, sem dificuldades entre estado e municípios que já receberam o imunizante. Então, ficamos tranquilos em ampliar a distribuição para mais cidades catarinenses”, avalia o diretor da Dive, João Augusto Brancher Fuck.
As vacinas da Pfizer devem ser utilizadas como primeira dose (D1) para dar continuidade à vacinação de pessoas com comorbidades, deficiência permanente grave, gestantes e puérperas com comorbidades.
As doses da vacina do laboratório AstraZeneca/Fiocruz que chegaram a Santa Catarina na madrugada desta terça-feira, 18, já foram entregues para todas as 17 centrais regionais.
A distribuição foi feita na tarde desta terça, 18. As vacinas foram encaminhadas com o avião do Corpo de Bombeiros Militar para as centrais regionais de São Miguel do Oeste, Chapecó, Xanxerê, Concórdia, Videira, Joaçaba, Lages e Mafra. E foram via terrestre para as centrais de Rio do Sul, Grande Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joinville, Tubarão, Criciúma, Araranguá, Blumenau e Itajaí.
“Seguimos com o nosso compromisso de receber e distribuir as doses, no menor tempo possível, pensando sempre na importância de vacinarmos cada vez mais a população dos grupos prioritários de Santa Catarina”, destaca o diretor da Dive, João Augusto Brancher Fuck.
Das 228 mil doses recebidas do laboratório AstraZeneca/Fiocruz, considerando a necessidade de reservar vacinas para a aplicação da segunda dose, foram distribuídas, neste momento, 83.200 doses para aplicação da primeira dose (D1).
As demais doses ficaram armazenadas na Central Estadual da Rede de Frio. Elas serão encaminhadas às Unidades Descentralizadas de Vigilância Epidemiológica de acordo com o intervalo de aplicação da segunda dose (D2), que é de 12 semanas.
Nesta remessa, também foram encaminhadas às centrais regionais, 17.800 doses da vacina do laboratório Sinovac/Butantan, recebidas pelo estado no dia 14 de maio, para serem usadas como D1.
Essas doses também devem ser usadas para dar continuidade à vacinação dos grupos prioritários de pessoas com comorbidades e deficiência permanente grave. Importante lembrar que as doses da vacina Coronavac e Pfizer devem ser utilizadas, preferencialmente, para a vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades, considerando a suspensão do uso da vacina do laboratório AstraZeneca/Fiocruz para este grupo.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: