Covid-19: Brusque registra aumento na procura pela vacinação em janeiro
Número de vacinados no mês é maior do que foi registrado em dezembro de 2021
Número de vacinados no mês é maior do que foi registrado em dezembro de 2021
O mês de janeiro registra aumento no número de vacinação contra a Covid-19 em Brusque. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde nesta segunda-feira, 31, já foram aplicadas 238.210 doses de imunizantes no município. O número representa o acréscimo de 16.187 doses aplicadas durante o mês.
A diretora de Vigilância em Saúde, Ariane Fischer, detalha que a média de doses aplicadas é de 600 por dia, já que a imunização ocorre de segunda a sexta-feira. Em dezembro, a média era de 450 doses diárias.
“O aumento da vacinação é resultado da conscientização, porque a Ômicron está aí. A Covid-19 retornou com uma nova onda, mas de uma forma mais leve. Isso é reflexo da vacinação e da variante mais branda”, explica.
Conforme o boletim de vacinação, estão parcialmente imunizados 106.337 pessoas e totalmente imunizados 104.052. A terceira dose já foi aplicada em 26.632 pessoas. Nas crianças de 5 a 11 anos, foram 676 doses do imunizante Pfizer, já os de 6 a 17 anos, foram 513 doses de Coronavac.
Os dados apontam um pico na vacinação em 10 de janeiro, quando 1.145 doses foram aplicadas. Ariane avalia que os números do início do mês são resultados da alta procura após reabertura do serviço.
“Muita gente retornou das férias no dia 10 e procuraram se vacinar. Também, muitas empresas estabeleceram como critério a vacinação para a contratação e muitas pessoas que buscam emprego foram atrás da imunização”, explica.
Ariane ressalta que o início da vacinação em crianças, em 18 de janeiro, também impactou no aumento da procura no mês. Em Brusque, de acordo com a Vigilância em Saúde, a média é de aproximadamente 130 crianças vacinadas por dia.
“A estrutura está montada e aguarda pelo cidadão que quer se vacinar. Em dezembro, quando diminuiu a procura, focamos na vacinação contra a gripe. Hoje, pode-se aplicar as duas vacinas em um mesmo momento e o pessoal retornou para tomar a sua dose”, continua a diretora.
Apesar do aumento da procura pela imunização, Ariane destaca que não houve mudanças para a equipe da vacinação. Ela recorda que a média de doses aplicadas por dia no início da vacinação era mais de 1,2 mil. “Tinha muita fila, agora temos um ritmo padrão”, conta.
O mês finaliza com 98% da população brusquense adulta totalmente vacinada, portanto com as duas doses da vacina. Ariane ressalta que os números de dose 1 aplicadas já ultrapassou 100% da população adulta e a aplicação da dose 3 está acima de 25%.
Os dados levam em conta o total populacional estimado pelo Ministério da Saúde, a partir de números fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conforme estimativas, são 105.360 pessoas adultas no município e o total populacional está estimado em 140.500.
“Em relação à população geral, atingimos a meta de 70%. São 74% da população com a dose 2 aplicada e 76% com a dose 1. A gente aguarda as definições das regras, como os eventos e jogos. A taxa de vacinação proporcionou que se voltasse à rotina de eventos”, comenta.
Até então, a dose 3 foi aplicada em 19% da população e 9,5% das crianças foram vacinadas. De acordo com o IBGE, são 12.521 crianças na cidade com esta faixa etária contempladas com o imunizante.
Ariane conta que a expectativa é continuar a registrar aumentos de procura. Ela detalha que durante o mês de janeiro também foi registrado um aumento dos casos ativos da doença, que pode impactar em um aumento da vacinação em fevereiro.
“Quem positivou precisa aguardar 30 dias para tomar a dose de reforço. Daqui um mês, isso deve refletir no aumento da procura. Pois muitos positivados estão impossibilitados de receber a dose agora. A pessoa que pegou Covid precisa aguardar”, diz.
Contudo, a diretora aponta que a orientação é procurar fazer a testagem apenas com sintomas, já que o crescimento dos casos de Covid-19 causou racionamento nos testes.
A vacinação ocorre na Unialsselvi, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h sem fechar ao meio-dia. “Temos bastantes doses de vacina e estamos disponíveis. Ampliamos o horário e é rápido para quem quer ir no horário do almoço. A gente espera que as pessoas continuem procurando e vão buscar a dose 3. Estamos aguardando, crianças e adultos, se protegerem e se livrarem desse vírus”, finaliza.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: