X
X

Buscar

Covid-19: Brusque segue sem registro de novos casos nesta sexta-feira

Na segunda-feira a Secretaria de Saúde inicia a abordagem de pessoas em Postos Sanitários, que serão espalhados pela cidade

O município de Brusque contabiliza até o momento 57 casos confirmados de Covid-19, sendo 27 homens e 30 mulheres. Nesta sexta-feira, 8, um paciente está internado em enfermaria e não há registro de internação em UTI. Até o momento foram realizados 177 testes rápidos e 301 exames RT-PCR (do inglês reverse-transcriptase polymerase chain reaction).

As faixas etárias com maior número de casos registrados são entre 20 e 29 anos, 30 e 39 anos e 50 e 59 anos, com 13 casos cada. A faixa etária entre 40 e 49 anos registrou 11 pacientes com a doença.

Em cidadãos com idade entre 10 e 19 anos, 60 e 69 anos e 70 e 79 anos foram diagnosticados dois casos cada. Já de 0 a 9 anos, somente um paciente teve Covid-19 até o momento.

Segundo dados da Secretaria de Saúde de Brusque, por meio da Vigilância em Saúde, atualmente há 18 casos em investigação e outros 39 já recuperados. Outras 337 pessoas são monitoradas em domicílio.

O bairro Primeiro de Maio continua com mais casos de Covid-19, totalizando 14 pacientes. São Luís registrou sete casos da doença, enquanto o bairro Limeira contabiliza cinco casos registrados.

Souza Cruz e Centro contam com quatro casos cada. Águas Claras e Santa Rita somam três cada um. Enquanto Jardim Maluche, Thomaz Coelho, Dom Joaquim e Limoeiro registraram dois casos cada um.

Já os bairros Paquetá, São Pedro, Nova Brasília, Rio Branco, Azambuja, Guarani, Planalto, Santa Luzia e Steffen contam com um caso cada.

Postos Sanitários

Na segunda-feira, 11, a Secretaria de Saúde inicia a abordagem de pessoas em Postos Sanitários, que serão espalhados pela cidade. Os locais foram escolhidos após um estudo para identificar os pontos de maior aglomeração de pessoas no município.

Inicialmente serão instalados postos próximos aos Supermercados Archer e Bistek, no bairro São Luís. No Barateiro e Caixa Econômica Federal do bairro Santa Rita, no Archer da Figueira (Centro) e do bairro Águas Claras. Também serão contemplados o Fort Atacadista, a Praça da Cidadania e a Caixa Econômica do Centro.

Além dos pontos fixos, a Vigilância em Saúde fará a monitoria dos demais locais da cidade com equipes móveis. Uma análise semanal será feita, por isso pode haver mudança nos locais monitorados, conforme atualização dos dados epidemiológicos.

Durante as abordagens será verificada a temperatura dos cidadãos e passadas orientações sobre o uso correto da máscara, sobre a higienização das mãos e a necessidade de distanciamento social, entre outras medidas necessárias para conter o Coronavírus.

Se apresentar sintomas da doença, os agentes farão o cadastro com dados pessoais do paciente, que assinará um Termo de Responsabilidade e será orientado sobre a necessidade de isolamento social. Ele também pode ser encaminhado para o Centro de Triagem de para Sintomáticos Respiratórios, no Pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof.