Covid-19: Brusque tem queda nas mortes de idosos após início da vacinação
Reportagem analisou dados de acordo com início da imunização de cada faixa etária
Reportagem analisou dados de acordo com início da imunização de cada faixa etária
Brusque registrou queda na morte de idosos por Covid-19 com mais de 65 anos após o início da vacinação. A reportagem compilou informações do painel de Casos de Covid-19 em Santa Catarina, disponível no site coronavirus.sc.gov.br. Foram utilizados os dados de óbitos até o dia 1º de maio.
Conforme orientação da Vigilância em Saúde, o calendário vacinal é considerado completo após um mês do início da campanha. Por exemplo: a vacinação de idosos acima de 90 anos iniciou em 10 de fevereiro. Portanto, foram analisados os óbitos antes e depois de 10 de março. O mesmo critério vale para as demais faixas etárias.
A reportagem não inclui idosos de 60 a 64 anos, já que a vacinação iniciou em 13 de abril e o período de imunização está incompleto.
Os idosos de 90 anos ou mais foram os primeiros a serem imunizados. Desde então, os óbitos deste grupo reduziram 84,6%. Até o dia 9 de março foram registradas 13 mortes e após a imunização dois idosos, de 91 e 94 anos, morreram em decorrência da doença.
Os grupos de 85 a 89 anos e 80 a 84 anos completaram o calendário vacinal em 27 de março. Houve uma queda de 77,7% e 80%, respectivamente, nas mortes por Covid-19 após este período.
A queda é mais acentuada entre os idosos de 75 a 79 anos: depois do dia 5 de abril, quando completou um mês do início da vacinação deste grupo, os dados mostram uma queda de 90,4% nos óbitos por coronavírus. Antes desta data foram registrados 21 óbitos. Depois deste período, duas pessoas morreram.
Nos grupos mais recentes, os dados indicam uma queda de 100%. A faixa etária de 70 a 74 anos completou a imunização em 22 de abril e a de 65 a 69 em 27 de abril. Antes destas datas, cada uma registrou 40 e 22 mortes por Covid-19, respectivamente. Até a data de compilamento dos dados, nenhum óbito deste grupo foi registrado no município.
O secretário de Saúde de Brusque, Osvaldo Quirino de Souza, diz que o declínio dos óbitos de idosos é bastante perceptível.
Em contrapartida, tem se elevado o número de óbitos dos mais jovens. No ano passado, por exemplo, foram registradas 12 mortes de pessoas entre 20 e 51 anos. Em 2021, foram 25 mortes. O secretário de Saúde observa que a maioria das internações têm sido de pessoas entre 20 e 51 anos.
Souza analisa que este grupo, além de ainda não ser vacinado, está mais suscetível ao contágio. “Os jovens estão mais expostos, levando uma vida quase normal e ainda não foram vacinados. Por isso a importância de continuar com as máscaras, o distanciamento e uso do álcool em gel”, enfatiza.
Na percepção do secretário, muitos dos óbitos que estão ocorrendo são decorrentes da onda mais recente.
Com o andamento da campanha de vacinação contra a Covid-19, a expectativa é de que o número de óbitos reduza ainda mais. Segundo o boletim desta quarta-feira, 5, Brusque aplicou 33.618 doses do imunizante, sendo 21.469 da primeira dose e 12.149 da segunda.