Covid-19: Casas de repouso de Brusque suspendem visitação de familiares
Cuidados são redobrados ao entrar em contato com grupo de risco
Cuidados são redobrados ao entrar em contato com grupo de risco
A quarentena em combate ao coronavírus tem como foco principal a preservação dos grupos de risco. Principalmente o cuidado com os idosos e portadores de enfermidades.
Em Brusque, o Lar de Idosos Vó Adele está tomando diversos cuidados para garantir a proteção dos idosos que acolhe. De acordo com Rauner Farias, sócio-proprietário do lar, o local atende 20 idosos que necessitam de diversos cuidados médicos.
Por isso, a maior precaução é com os médicos, psicólogos e enfermeiros que devem trabalhar no local. Estes devem fazer a higienização necessária, uso de álcool gel, luvas e máscaras para garantir que o contato com os idosos seja seguro.
No entanto, segundo Farias, o maior desafio está sendo manter os idosos afastados das famílias. Eles seguem uma rotina mais restrita e não podem entrar em contato com os familiares, a fim de evitar a contaminação. Alguns familiares vão até o portão do lar para conversar com os idosos como forma de aliviar a distância da quarentena.
Para Farias, mesmo que seja decretado o término da quarentena no estado, este período deverá ser mais extenso no lar, devido às condições de saúde dos idosos, o contato próximo só será permitido após a baixa da contaminação.
No Lar dos Idosos Lions Clube de Brusque, medidas de segurança também estão sendo tomadas tanto para os idosos quanto para os funcionários. Segundo Fidélia Kerber, analista de Recursos Humanos, as visitas dos familiares estão suspensas até segunda ordem.
Atualmente o lar atende 56 idosos e, a fim de evitar o risco de contágio, os funcionários devem trocar de roupa e calçados. Além da higienização, utilizar luvas, máscaras, toucas e jalecos antes de começar o trabalho. Fidélia ressalta que as toucas e jalecos são lavadas no próprio lar ao fim de cada expediente, e trocadas todos os dias.
O recebimento de materiais é feito por um funcionário fora do local. Os materiais não perecíveis ficam separados em uma sala pelo período de 24 horas. No caso dos produtos perecíveis, o cuidado na lavagem é redobrado.
Apesar disso, o maior desafio é a distância dos idosos de seus familiares. Por isso, o lar deixou à disposição o telefone para que as famílias entrem em contato com eles.
O lar também disponibilizou o contato por videochamada. O familiar deve agendar um horário no site publicado nas redes sociais do Lar dos Idosos Lions Clube de Brusque. É necessário ter acesso ao skype pelo celular ou computador, e assim fazer a videochamada com o idoso.