X
X

Buscar

Covid-19: cerca de 10 mil pessoas não retornaram para a segunda dose em Brusque

Para atingir a marca de 70% de totalmente vacinados, município precisa vacinar 12 mil pessoas

Cerca de 10 mil pessoas que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 não retornaram para a segunda dose, em Brusque. Segundo a diretora da Vigilância em Saúde, Ariane Fischer, dois cenários são visualizados: parte pode ter esquecido da data de retorno para a aplicação e outros podem ter ido para outro município.

Na primeira situação, Ariane ressalta que muitos que passam do prazo pensam que não podem mais tomar a segunda dose. Porém, ela destaca que podem sim se vacinar.

No outro caso, da população flutuante, parte das pessoas são de outros municípios e receberam a primeira dose em Brusque ou se mudaram de cidade após aplicação da dose 1.

Mesmo com os faltantes, Ariane completa que, se for mantido o ritmo de vacinação atual, o município atingirá 70% da população total com esquema vacinal completo em três semanas. “Para atingirmos 70% precisamos de 12 mil pessoas vacinadas pela segunda dose. O atendimento é rápido, então é só completar o esquema vacinal”, finaliza.

Orientações

Desde outubro, a aplicação da segunda e terceira doses são oferecidas exclusivamente na Uniasselvi. O remanejamento de profissionais ocorreu devido a baixa procura pela segunda dose na Unifebe.

Quem tomou a Astrazeneca recebe a segunda dose depois de 10 semanas; a Pfizer, depois de oito semanas e a Coronavac, depois de 28 dias.

Para receber a segunda dose, não há necessidade de agendar. Para se vacinar basta levar um documento com foto e a carteira de vacinação. Os Centros de Vacinação funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Em caso de sintomas de gripe, procurar imediatamente o Centro de Triagem para Sintomáticos Respiratórios, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na Arena Brusque. Nos outros horários, o atendimento ocorre nos hospitais Azambuja e Dom Joaquim, que mantêm plantão pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Dúvidas podem ser esclarecidas pelo WhatsApp: (47) 98848-1054.

Confira entrevista no O Município Ao Vivo 


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube