Covid-19: chegada de nova variante é confirmada no Brasil

Informação foi confirmada pelo secretário de saúde do Maranhão, Carlos Lula

Covid-19: chegada de nova variante é confirmada no Brasil

Informação foi confirmada pelo secretário de saúde do Maranhão, Carlos Lula

Brasil possui uma nova variante da Covid-19 em atuação no país, a informação foi confirmada pelo secretário de saúde do estado do Maranhão em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira, 20.

De acordo com Carlos Lula, secretário de Saúde estadual do Maranhão e presidente do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), a variante indiana (B.1.617.2) chegou ao país através de um navio vindo da África do Sul, fretado pela empresa Vale, para a entrega de minério de ferro em São Luís do Maranhão. Dos 24 tripulantes, 6 realizaram o teste genômico pelo Instituto Evandro Chagas e todos testaram positivo.

Um dos tripulantes, um homem de 54 anos de cidadania indiana, está internado em um hospital particular da capital maranhense. O último boletim médico informa que o quadro de saúde do paciente é estável.

O navio não tem permissão para atracar na costa do Maranhão e deve permanecer ancorado. Dentro do navio continuam 14 tripulantes com covid-19: dois com sintomas leves e 12 assintomáticos. Outros nove não foram diagnosticados com a doença. O secretário informou que cerca de cem pessoas tiveram contato com os tripulantes que testaram positivo e devem ser testadas.

Nova variante

A nova cepa preocupa a Organização Mundial da Saúde (OMS), pois é a variante que tem se dispersado com mais eficácia. Ela já possui três versões diferentes.

No último dia 14, o Governo Federal havia proibido a entrada de estrangeiros em voos com origem na Índia, conforme edição extra do Diário Oficial da União. A decisão atende recomendação feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) devido aos sucessivos recordes de casos e mortes no país.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo