Covid-19: chegada de nova variante é confirmada no Brasil
Informação foi confirmada pelo secretário de saúde do Maranhão, Carlos Lula
Informação foi confirmada pelo secretário de saúde do Maranhão, Carlos Lula
Brasil possui uma nova variante da Covid-19 em atuação no país, a informação foi confirmada pelo secretário de saúde do estado do Maranhão em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira, 20.
De acordo com Carlos Lula, secretário de Saúde estadual do Maranhão e presidente do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), a variante indiana (B.1.617.2) chegou ao país através de um navio vindo da África do Sul, fretado pela empresa Vale, para a entrega de minério de ferro em São Luís do Maranhão. Dos 24 tripulantes, 6 realizaram o teste genômico pelo Instituto Evandro Chagas e todos testaram positivo.
Um dos tripulantes, um homem de 54 anos de cidadania indiana, está internado em um hospital particular da capital maranhense. O último boletim médico informa que o quadro de saúde do paciente é estável.
O navio não tem permissão para atracar na costa do Maranhão e deve permanecer ancorado. Dentro do navio continuam 14 tripulantes com covid-19: dois com sintomas leves e 12 assintomáticos. Outros nove não foram diagnosticados com a doença. O secretário informou que cerca de cem pessoas tiveram contato com os tripulantes que testaram positivo e devem ser testadas.
A nova cepa preocupa a Organização Mundial da Saúde (OMS), pois é a variante que tem se dispersado com mais eficácia. Ela já possui três versões diferentes.
No último dia 14, o Governo Federal havia proibido a entrada de estrangeiros em voos com origem na Índia, conforme edição extra do Diário Oficial da União. A decisão atende recomendação feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) devido aos sucessivos recordes de casos e mortes no país.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: