Covid-19: confira bairros com mais infectados assintomáticos no Dia D em Brusque
Dados são resultados do Dia D de testes-rápidos nas Unidades Básicas de Saúde
Dados são resultados do Dia D de testes-rápidos nas Unidades Básicas de Saúde
Nesta quarta-feira, 2, o secretário de Saúde de Brusque, Humberto Fornari, informou os três bairros com maior índice de pessoas assintomáticas com positivos para a Covid-19. Dados são resultados do Dia D de testes-rápidos nas Unidades Básicas de Saúde, realizado no sábado, 29 de agosto.
De acordo com ele, os bairros que tiveram mais contato com o novo coronavírus são o Santa Luzia, que teve 11,4% dos testes feitos positivados (de 166 testes, 19 deram positivo); o Guarani, com 11,1% (de 108, 12 deram positivos); e o Centro, com 10,2% (de 236, foram 24 positivados).
No sábado, foram feitos no total em torno de 3,7 mil testes nas UBS do município. A porcentagem de testes positivados foi de 5,28%. Ou seja, foram 195 pessoas que testaram positivo para a doença.
Destes, Fornari explica que 169 estão com a imunoglobulina protetora, chamada IgG presente no organismo. As outras 26 pessoas ainda não tinha desenvolvido o IgG, mas desenvolveram IgM, ou seja, estão na fase de transmissão e foram computadas no boletim epidemiológico.
De acordo com informações da Secretaria de Saúde, no Águas Claras foram feitos 294 testes e destes 12 deram positivos (4%). No Bateas, foram feitos 131 testes, e três deram positivos (2,2%). No Cedrinho, foram 160 feitos e cinco positivos (3,1%). No Dom Joaquim, foram 315 feitos e 11 positivos (3,5%). Na localidade Emma 2, foram 113 feitos e 6 positivos (5,31%). No Jardim Maluche, foram 116 feitos e 10 positivos (8,6%). No Limeira, 103 foram feitos e oito deram positivos (7,7%). No Limeira Alta, foram 95 feitos e cinco positivados (5,3%).
No Nova Brasília, foram 211 feitos e 12 positivados (5,7%). No Paquetá, foram 192 feitos e 15 positivados (7,8%). No Planalto, foram 226 feitos e 10 positivados (4,4%). No Poço Fundo e Ponta Russa, realizados juntos, fora 201 feitos e três positivados (1,5%). No Rio Branco, foram 186 feitos e 11 positivados (5,9%). Na rua Nova Trento, foram feitos 170 testes e 12 foram positivados (7%).
No Santa Terezinha, foram 221 feitos e 16 positivados (7,2%). No São João, foram 94 feitos e quatro positivados (4,3%). No São Luiz, foram 225 feitos e cinco positivados (2,2%). No São Pedro, foram 282 feitos e quatro positivados (1,4%). No Souza Cruz, foram 150 feitos e 11 positivados (7,3%). No Steffen, foram 209 feitos e um positivado (0,5%). No Volta Grande, foram 124 feitos e cinco positivados (4%). No Zantão, foram 105 feitos e três positivados (2,9%).
Ainda, na semana anterior, foi realizado a testagem em massa no Santa Rita e Azambuja, que tiveram 15,8% e 10% de pessoas infectadas, respectivamente.
No Santa Rita foram testadas 145 pessoas assintomáticas na terça-feira, 25. Destas, 23 testaram positivo para a doença. Sete pessoas apresentaram anticorpos IgM e precisaram ficar em isolamento, os outros apresentaram IgG, sem precisar de isolamento.
No Azambuja, a testagem ocorreu na quinta-feira, 27. Foram testadas 150 pessoas e, destas, 15 tiveram resultado positivo para a doença. Do total, oito pessoas estavam com a Covid-19 ativa, e sete que já tiveram contato com o coronavírus, mas não estão mais transmitindo.
Na testagem do Dia D, foram testadas mais 118 pessoas no Azambuja. Destas, foram quatro positivadas. No Santa Rita, foram 120 testes feitos e cinco pessoas positivadas.
Fornari ressalta preocupação com pontos de aglomeração em comércios nos bairros. “São pontos críticos, é onde vai ter que trabalhar com o pessoal da fiscalização. São pessoas que estão transmitindo a doença”, comenta.
De acordo com Secretaria de Saúde, a computação de dados aconteceu de forma parcial, já que nem todos os números foram computados: foram realizados 3.661 testes.
Os números precisam ser analisados primeiro, já que a análise vai permitir que não haja duplicidade de casos, tendo em vista que pacientes já positivados podem ter realizado o teste novamente.
“Todos os testes positivos é preciso verificar se os pacientes já foram informados positivos antes. Alguns deles vão fazer o teste novamente e acabam anunciando isso ao profissional, aí positiva e não pode ser computado em duplicidade”, explica Fornari.
O secretário detalha que a intenção é levar a informação correta para a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive). Contudo, avalia que os resultados trazem 95% de certeza, já que no identificaram no máximo dez casos de duplicidade.
Fornari adianta que em 26 de setembro terá novamente ação do Dia D. Neste caso, será feito um estudo específico. Ele explica que serão testados 2,5% da população territorial, ou seja, essa porcentagem de cada bairro. No total, a expectativa é que sejam testadas aproximadamente 3,7 mil pessoas, de forma mais distribuída.
Para o combate da Covid-19, Fornari destaca a importância do uso de máscaras e atenção nas práticas de higienização.
“Mesmo com a baixa do número de casos, precisamos manter o distanciamento social, o isolamento de pessoas que sejam do grupo de risco, a limpeza das mãos com água e sabão, ou, caso não seja possível, o uso de álcool em gel”, comenta.
A orientação da Prefeitura de Brusque é que todas as pessoas que apresentarem sintomas da doença (tosse, coriza, catarro, febre e falta de ar) procurem imediatamente o Centro de Triagem de Sintomáticos Respiratórios, que está em funcionamento no Pavilhão da Fenarreco, entre 7h e 19h, de segunda a sexta-feira e das 8h às 17h nos fins de semana e feriados.
Nos fins de semana, também é possível receber atendimento pelo SUS nos hospitais Azambuja e Dom Joaquim. O número (47) 9 8848 1054, que atende exclusivamente pela plataforma WhatsApp, está disponível para esclarecimento de dúvidas e informações sobre a doença.
Denúncias sobre aglomerações, festas, estabelecimentos comerciais que não estão cumprindo as regras do Decreto Municipal e ainda, pessoas com diagnósticos positivos para o Covid-19 que não estão em isolamento podem ser feitas pelo WhatsApp (47) 9 8812 0677.