Covid-19: confira guia da Santur com orientações para a prática de atividades ao ar livre
Decreto estadual permite as atividades desde que as medidas de segurança sejam adotadas
Decreto estadual permite as atividades desde que as medidas de segurança sejam adotadas
A Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) lançou nesta quarta-feira, 3, um caderno de orientações voltado às atividades realizadas ao ar livre, como caminhadas, cicloturismo, ecoturismo, cavalgadas, entre outras.
Conforme decretos editados pelo governo de Santa Catarina, essas atividades estão permitidas, desde que sejam respeitadas as recomendações de segurança para evitar o contágio do novo coronavírus.
A Santur enfatiza que não incentiva o turismo neste momento de enfrentamento à Covid-19. Entretanto, ressalta a importância destas atividades para a economia do setor e todos os cuidados necessários para que elas ocorram com segurança.
“Este guia é de extrema relevância para o nosso setor. Algumas atividades estão sendo retomadas com a segurança necessária e, com isso, movimentam a nossa economia. A Santur, junto com outros órgãos do governo do estado, preparou esse documento com todo o cuidado e ouvindo as necessidades do trade em diversas reuniões”, destacou Mané Ferrari, presidente da Santur.
Também estão na lista de atividades que podem ser praticadas o arvorismo, canionismo, escalada, tirolesa, montanhismo, windsurfe e kitesurfe, sempre que seja compatível com as normas de segurança. Do contrário, devem ser evitadas. O documento foi estabelecido a partir do Decreto 587 e também Portarias 258 e 275 do governo do estado de Santa Catarina.
O assunto foi previamente debatido nas reuniões que a Santur promoveu com representantes do trade turístico do estado e responde a uma demanda do segmento, diante da preocupação de retomar as atividades de maneira segura para profissionais e praticantes.
Outros guias elaborados pela Santur, com orientações de combate à Covid-19 na gradativa retomada do turismo, são o Guia de Conduta em Atrativos Turísticos e os Manuais de Boas Práticas para Meios de Hospedagem e para os Serviços de Alimentação, todos disponíveis em formato digital.
Atividades que não permitem que os participantes mantenham a distância mínima determinada pelas normas sanitárias não podem ser realizadas, como balonismo e paraquedismo.
Para acessar o guia completo clique neste link.
– Mantenha o distanciamento (pelo menos quatro metros);
– Use máscara durante todo o período da atividade;
– Em atividades aquáticas, enquanto estiver dentro da água não é necessário usar a máscara, porém respeite o distanciamento;
– Não toque os olhos, nariz e boca sem higienizar as mãos e siga a etiqueta da tosse;
– Leve seu recipiente de álcool 70% e higienize as mãos com frequência;
– Leve seu próprio recipiente de água e alimentos e não os compartilhe;
– Ao retornar para casa ou hospedagem, faça a higienização das roupas e calçados utilizados, ou guarde-os em saco plástico separado dos demais objetos.