Covid-19: empresários de Brusque pretendem pedir testes para funcionários que apresentarem sintomas gripais
Alta taxa de emissão de atestados por afastamento preocupa empresários
Alta taxa de emissão de atestados por afastamento preocupa empresários
Uma reunião com representantes da Prefeitura de Brusque e empresários da cidade aconteceu na segunda-feira, 17. Na ocasião, o principal tema abordado foi a alta taxa de emissão de atestados de afastamento do trabalho por sintomas gripais.
Em forma de reclamação, o empresariado deixou claro que o motivo da preocupação é que muitas pessoas estão sendo afastadas do trabalho por sintomas gripais e acabam não realizando os testes de Covid-19.
O empresário Alcir Otto, 46 anos, atual presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL), participou da reunião e esclareceu algumas questões ao jornal O Município.
“O que reivindicamos era referente a morosidade em aplicar os testes na população, acarretando uma sobrecarga nas empresas, gerando faltas desnecessárias e afastando pessoas que podem não testar positivo”, disse Otto.
Perguntado sobre como a pauta pode ser do interesse de outros âmbitos da sociedade, o presidente da CDL diz que os pontos são importantes para várias partes.
“Essa não é uma pauta apenas da CDL, é uma pauta das entidades brusquenses. Buscamos um melhor atendimento, mais rápido. Com certeza isso também é um anseio do cidadão”, disse.
Sobre modificar o protocolo, a CDL de Brusque, foi junto a FCDL, órgão estadual que representa a CDL, e pediu que a mesma se posicionasse junto ao Estado de modo que o protocolo adotado fosse o mesmo adotado pela Governo Federal.
De acordo com Alcir, setores da saúde que representam a comunidade também demonstraram preocupação quanto ao cenário.
“A secretaria da saúde se mostrou preocupada com a situação, pois o número de atestados pode comprometer alguns serviços, mas nos tranquilizou quanto à crise sanitária, pois acredita que mesmo com muitos contaminados, não haverá colapso no sistema de saúde. Esta variante da doença se mostra menos agressiva”, disse.
Sobre os testes nos funcionários que solicitam o afastamento, o presidente se mostra positivo na evolução do tema.
“Foi nos informado que mais locais farão o teste, diminuindo assim o “corre-corre” moroso e desnecessário. Ainda ficou como sugestão, um local exclusivo pra testagem, que seria para nós uma grande ajuda”, finaliza.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: