Covid-19: entrega de resultado dos testes de PCR atrasa e pode levar até 11 dias em Brusque
Com o aumento dos casos, secretário de Saúde acredita que o atraso deve se manter por algum tempo
Com o aumento dos casos, secretário de Saúde acredita que o atraso deve se manter por algum tempo
Após a publicação da matéria em que o secretário de Saúde de Brusque, Humberto Fornari, informou que os testes de PCR para detecção do coronavírus enviados ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) estavam levando em torno de cinco dias para ter resultado, o jornal O Município recebeu relatos confirmados de leitores de que esse atraso, em alguns casos, é ainda maior. Moradores comprovaram que a confirmação do resultado pode levar até 11 dias.
Fornari reconhece que esse pode ser, de fato, o tempo para que o resultado do exame chegue ao morador. Segundo ele, nas últimas semanas, “com a intensificação do número de casos, temos vivenciado um maior atraso no resultado dos exames, mas a média ainda é em torno de cinco dias”, ressalta.
Segundo ele, o laboratório particular contratado pela prefeitura, o Genolab, tem feito a entrega dos resultados com mais celeridade: está levando em torno de dois a três dias para fornecer os laudos dos testes feitos em moradores de Brusque.
Ele informa ainda que o Lacen liberou somente no final do mês de julho mais de 700 resultados de exames de pessoas que Brusque que estavam represados no laboratório.
Com o aumento dos casos em Brusque, o secretário acredita que o Lacen deve atrasar por algum tempo. Ele recebeu informações de que o laboratório continua com alta demanda e dificuldade de entregar os resultados de forma mais rápida.
Apesar disso, Fornari ressalta que, independente do exame, as pessoas com suspeita de Covid-19 devem se manter em isolamento, já que o diagnóstico clínico é validado tanto pelo Ministério da Saúde quanto pela Secretaria de Saúde.