Covid-19: expectativa é de que a vida volte ao normal até julho, aponta secretário de Saúde de Brusque

Avanço da vacinação e diminuição dos casos impactam em um olhar otimista para 2022

Covid-19: expectativa é de que a vida volte ao normal até julho, aponta secretário de Saúde de Brusque

Avanço da vacinação e diminuição dos casos impactam em um olhar otimista para 2022

O avanço da vacinação contra a Covid-19 no último ano resulta em um olhar otimista para a situação da pandemia em 2022. Para o secretário de Saúde de Brusque, Osvaldo Quirino de Souza, o cenário deste começo de ano é positivo.

“Esperamos completar o esquema vacinal de todos os grupos. A nossa expectativa é de que, paulatinamente, até o fim do primeiro semestre, a vida volte ao normal”, conta.

Osvaldo ressalta a desinstalação do Centro de Triagem na cidade. Os atendimentos, que estavam disponíveis na Arena Brusque, foram finalizados em 30 de dezembro.

A partir desta terça-feira, 4, a orientação da Secretaria de Saúde, é que aqueles que sentirem sintomas leves, procurem as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do bairro onde moram para atendimento. Em caso de sintomas moderados a grave, a busca deve ser pelos hospitais Azambuja e Dom Joaquim, que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 24 horas.

Sobre a descentralização dos atendimentos, a diretora de Vigilância em Saúde de Brusque, Ariane Fischer, avalia que a população terá atendimento mais próximo de casa.

“Vamos sentir, ver se não teremos necessidade de reabrir o Centro de Triagem. Mas, a princípio, a expectativa é que não tenhamos mais necessidade. Até porque a Ômicron tem se manifestado com sintomas leves e a vacinação protege, já foi confirmado, principalmente com a Pfizer”, comenta.

Segundo Ariane, outra mudança é o fechamento do centro de vacinação na Unifebe neste ano, por conta do início do ano letivo. Já na Uniasselvi, a Vigilância pretende manter o centro de vacinação. Contudo, aos poucos deve-se descentralizar a imunização para as UBS.

Vacinação e diminuição de casos

Ariane aponta que a cidade apresenta números positivos de aplicação da primeira dose da vacina, sem contar a expectativa para o aumento da cobertura da dose 3. Na relação da dose 2, ainda há um quantitativo de pessoas a receberem a imunização.

“Estamos com um número bom e desejável de aplicação. Isso já mostra um reflexo, tem dias com dois casos positivos em outros dias com três. Em forma comparada ao ano anterior, estamos em um cenário esperançoso”, diz.

Em relação aos números da pandemia, o secretário avalia positivamente a diminuição de casos após o início da imunização. “Temos uma diminuição acentuada, é maravilhoso”.

Ariane completa que a tendência é diminuir ainda mais os casos e o vírus passar a fazer parte do cotidiano. “Ele sempre existiu, mas sofreu essa mutação. Ele vai virar como o vírus da gripe, que sofre mutações e todo ano precisa do reforço da vacina”, finaliza.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo