Covid-19: fiscalização atende cerca de 1,8 mil denúncias em menos de um mês, em Brusque
Equipes da Secretaria de Saúde de Brusque fazem fiscalização; deste total, 430 foram festas particulares
Equipes da Secretaria de Saúde de Brusque fazem fiscalização; deste total, 430 foram festas particulares
Desde o início do trabalho de fiscalização referente às medidas de segurança relacionadas à Covid-19, no dia 16 de julho, as equipes da Secretaria de Saúde de Brusque já atenderam 1.777 denúncias. Destas, 430 foram festas particulares, entre aniversários, chás de bebê e confraternizações.
“Averiguamos todas as denúncias recebidas, encerramos todas estas festas particulares. Um número que consideramos bem elevado considerando a realidade que estamos vivendo, pois, o desrespeito com relação às normas contribui com o aumento no número de casos. Em uma festa com uma pessoa que possua o vírus, mas que seja assintomática, a chance de transmitir para os outros é muito grande”, ressalta o diretor-geral da Secretaria de Saúde, Rodrigo Cesari.
Além disso, foram recebidas 85 denúncias de pessoas que estavam em praças, algo proibido com o novo decreto e 128 de munícipes que estariam furando o isolamento social. “Neste caso a maioria deles já tinham recebido alta e não precisavam mais estar em isolamento”.
Neste período as equipes fiscalizaram 86 bares e 85 mercados que estariam descumprindo normas de segurança. “Nosso primeiro contato é de orientação e se necessário notificamos. Na segunda visita se o local não se adequou, então será multado ou, até mesmo, interditado”, detalha Cesari.
O bairro que apresentou mais denúncias até o momento foi a Limeira, onde as reclamações chegaram a 64. O bairro Dom Joaquim vem em seguida, com 49, depois Águas Claras com 44 e Azambuja com 39.
Ao todo são 40 equipes montadas pela Secretaria de Saúde, em parceria com a Guarda de Trânsito Municipal (GTB) e a Defesa Civil. Além disso, todo o trabalho de fiscalização conta com apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.
Para denunciar a realização de festas, aglomerações, consumo de bebidas em espaço públicos, irregularidades em estabelecimentos comerciais e pacientes positivos fora do isolamento, basta entrar em contato pelo número (47) 9 8812 0677. O atendimento é exclusivo pelo WhatsApp.
Para intensificar ainda mais a fiscalização das normas de segurança relacionadas à Covid-19, a barreira sanitária montada na rodovia Antônio Heil, no bairro Limoeiro, foi desativada nesta segunda-feira, 3.
A partir desta semana alguns servidores que atuavam no local vão integrar as equipes de fiscalização, outros na Vigilância em Saúde e os demais na Atenção Básica.
Ao longo do mês de julho a Guarda de Trânsito de Brusque (GTB), em apoio à Secretaria de Saúde e Defesa Civil, realizou 83.353 abordagens em veículos na barreira sanitária, onde todas as pessoas abordadas receberam orientações com relação à Covid-19 e tiveram a temperatura corporal aferida.