X
X

Buscar

Covid-19: governo anuncia prorrogação da quarentena em Santa Catarina

Entretanto, setor automotivo foi autorizado a voltar às atividades nesta quarta-feira

O governador Carlos Moisés anunciou a prorrogação da quarentena em Santa Catarina até a próxima segunda-feira, 13. Durante a entrevista coletiva nesta terça-feira, 7, Moisés acenou para uma flexibilização do decreto a partir da próxima semana, seguindo recomendação do Ministério da Saúde.

Leia também: Prefeitura de Brusque contraria decreto do governo do estado e afirma que reabrirá comércio nesta quarta-feira

“O Ministério da Saúde orientou os estados que passaram pelas primeiras três semanas de isolamento, que se passado esse período e não houve comprometimento de mais de 50% da sua capacidade hospitalar com a Covid-19, é recomendada a flexibilização das ações de isolamento de forma setorizada”, diz.

Setor automotivo liberado

Dentro da liberação por setores, Moisés informou que a partir desta quarta-feira, 8, toda a cadeia automotiva poderá retornar às atividades no estado.

Segundo ele, a indústria, o agronegócio e o transporte de cargas continuaram funcionando e pelo fato de não haver transporte coletivo, a demanda por transporte alternativo cresceu o que torna necessária a manutenção desses veículos e também das máquinas agrícolas que precisam de manutenção constante.

Segundo o governador, podem retornar às atividades as oficinas mecânicas, borracharias, varejo de autopeças, autocenters, venda e instalação de acessórios automotivos, autoelétricas, concessionárias, revenda de veículos e máquinas agrícolas, locadoras de veículos, despachantes, autoescolas, lavações e vistorias veiculares.

“Toda uma cadeia está funcionando, motoristas de aplicativo, o transporte de carga e o próprio delivery, e isso demanda manutenção, por isso, decidimos liberar o setor automotivo”.