Covid-19: Governo de SC muda prazo de intervalo de aplicação da vacina Coronavac
Pesquisa recente apontou que eficácia do imunizante aumenta com prazo maior
Pesquisa recente apontou que eficácia do imunizante aumenta com prazo maior
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) emitiu uma nota técnica nesta segunda-feira, 19, orientando que as prefeituras alterem o prazo de intervalo entre as doses da vacina Coronavac.
A nota foi publicada após estudo do próprio Instituto Butantan que indicou que a eficiência da vacina aumenta com o intervalo de 28 dias entre as aplicações, antes eram recomendados 21 dias. A recomendação está na bula da vacina.
A mudança levou em consideração também a quantidade de vacinas do laboratório Sinovac/Butantan que tem sido encaminhada ao estado pelo Ministério da Saúde nas últimas semanas.
“Com essa padronização, vamos conseguir otimizar a vacinação dos grupos prioritários e garantir que todos sejam imunizados dentro do período recomendado para a finalização do esquema vacinal”, disse o diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), João Augusto Brancher Fuck.
A eficácia geral encontrada para a Coronavac é de 50,7% segundo os primeiros estudos. Se o intervalo entre as doses for maior que 21 dias, o percentual sobe para 62,3%, diz o Instituto Butantan. Os resultados foram apresentados na semana passada.
Outros dados do estudo, também já divulgados, mostram que a eficácia da CoronaVac para prevenir casos graves de Covid-19 é maior, de 87,3%.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: