Covid-19: Guabiruba instala placas informativas em atrativos naturais
Na semana passada, medidas foram tomadas para controlar acessos a pontos turísticos do município
Na semana passada, medidas foram tomadas para controlar acessos a pontos turísticos do município
A Secretaria de Turismo de Guabiruba, com o apoio da Associação de Ecoturismo, Preservação e Aventura do Vale do Itajaí (Assepavi), instalou oito banners informativos em atrativos naturais do município.
Quatro deles foram instalados nos acessos às trilhas e contêm informações sobre o Decreto Municipal 1.120/2020, com orientações sobre circulação e permanência nesses locais. Os outros quatro estão no entorno do Parque Nacional Serra do Itajaí e informam sobre a Portaria Federal Nº 227, de 22 de março de 2020, assinada pelo Ministério do Meio Ambiente proibindo a visitação às Unidades de Conservação Federais de todo o país por tempo indeterminado.
Os banners com informações sobre a portaria do Ministério do Meio Ambiente têm um QR Code que remete ao seu texto integral podendo ser consultado pela internet.
Na manhã de sábado, 9, enquanto as equipes da Secretaria de Turismo de Guabiruba e da Assepavi faziam a instalação dos banners, grupos de voluntários da associação realizaram uma blitz educativa nas entradas dos morros São José e Gueba.
De acordo com o presidente da Assepavi, Ivo Leonardo Schmitz, o objetivo da blitz foi repassar às pessoas que se dirigiam aos atrativos naturais de Guabiruba as informações do decreto e da portaria a fim de garantir o cumprimento das normas de segurança para a circulação e permanência nesses locais contribuindo para o combate à Covid-19.
“Temos visto que o isolamento social fez com que as pessoas procurassem massivamente por atrativos naturais. Tem sido uma procura muito acima da média, o que vem causando aglomerações”, constata Schmitz.
Conforme Andrei Muller, secretário de Turismo de Guabiruba, todos os pontos visitados no fim de semana para a instalação dos banners tinham visitantes. “Durante a visita percebemos algumas pessoas já seguindo o decreto utilizando máscaras e fazendo o trajeto de acesso até os locais a pé”, destaca.
Tanto Muller como Schmitz ressaltam que, com exceção do Serra do Itajaí que está fechado, a ideia não é proibir que as pessoas procurem pelos atrativos naturais do município, mas que o façam com segurança.
Schmitz informa que a questão vem sendo extensamente debatida com diferentes órgãos que atuam no setor como a Federação de Montanhismo de Escalada de Santa Catarina que também vem realizando ações semelhantes em outros pontos do estado como a Serra do Tabuleiro em Florianópolis.
“Não queremos que as pessoas sejam impedidas de fazer essas visitações, mas que façam de maneira organizada”, ressalta Schmitz. “Assim, todos terão direito de desfrutar da natureza com segurança diante da pandemia”, completa.
Na semana passada, a prefeitura determinou algumas regras para a visitação de pontos turísticos do município durante a pandemia. No morro São José, por exemplo, havia aglomero com frequência.
– Acesso por veículos. Somente por bicicleta ou a pé
– Acampamentos e fogueiras
– Caixas de som e som automotivo
– Consumo de bebidas alcoólicas
– Permanência por mais de 30 minutos no local
– Acesso sem uso de máscara