+

Covid-19: mais de 8 mil doses de reforço já foram aplicadas em Brusque

Segundo a Vigilância em Saúde, procura pela dose 3 é grande no município

Covid-19: mais de 8 mil doses de reforço já foram aplicadas em Brusque

Segundo a Vigilância em Saúde, procura pela dose 3 é grande no município

Em Brusque, 8.102 pessoas já receberam a dose de reforço contra a Covid-19, de acordo com o boletim de vacinação desta sexta-feira, 19. Segundo a diretora da Vigilância em Saúde, Ariane Fischer, a procura pela dose 3 é bem grande no município. “Não há um parâmetro de cobertura vacinal pelo Ministério da Saúde, mas o sistema já está se adequando”, conta.

Podem receber a terceira dose os profissionais de saúde que tomaram a segunda dose há mais de seis meses; pessoas de 18 anos ou mais que tomaram a segunda dose há mais de cinco meses; e os imunossuprimidos graves 28 dias após a aplicação da segunda dose.

Até esta sexta, já receberam a dose de reforço 1.823 profissionais da saúde; 1.839 pessoas de 70 a 74 anos; 1.495 pessoas de 65 a 69 anos; 1.199 pessoas de 75 a 79 anos; 822 pessoas de 80 a 84 anos; 422 pessoas de 85 a 89 anos; 179 pessoas com mais de 90 anos; 87 pessoas de 60 a 64 anos; 1 de 55 a 59 anos; 120 institucionalizados com mais de 60 anos; 111 pessoas com comorbidades ou imunossuprimidos; e 4 quilombolas, que eram viajantes.

Leia também:
Campanha Nacional de Mega Vacinação contra Covid-19 vai acontecer em Brusque; saiba como agendar horário;
Pessoas não imunizadas ou com vacinação incompleta são maioria entre as mortes por Covid-19 em SC;
Covid-19: cerca de 10 mil pessoas não retornaram para a segunda dose em Brusque.

Desde outubro, a aplicação da segunda e terceira doses são oferecidas exclusivamente na Uniasselvi. O remanejamento de profissionais ocorreu devido a baixa procura pela segunda dose na Unifebe.

Para vacinar é necessário fazer o agendamento no endereço: https://agendamentos.smsbrusque.sc.gov.br/ e no ato da imunização, apresentar carteira de vacina e documento com foto. Os Centros de Vacinação na Uniasselvi, onde são vacinadas as pessoas que estão no prazo para a segunda dose e as que têm direito a terceira dose, funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Quem pode receber a terceira dose

– Poderão se vacinar as pessoas com 18 anos ou mais e que já tenham completado o esquema vacinal, ou seja, tomado as duas doses do imunizante, há pelo menos cinco meses.

– Imunossuprimidos que receberam a segunda dose há mais de 28 dias.

– Pessoas contempladas com a vacina da Janssen, não podem receber dose de reforço. Devem aguardar recebimento da segunda dose da Janssen pelo estado.

Pessoas acima de 18 anos

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça, 16, a redução do intervalo de tempo para aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 dos atuais seis meses para cinco meses.

A decisão, que será implementada pelas secretarias de Saúde dos estados e municípios, contempla todas as pessoas acima de 18 anos, independentemente do grupo etário ou profissão. Inclusive aquelas que receberam a Janssen, cujo fabricante, inicialmente, recomendava a dose única.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, garantiu que o estoque de imunizantes será suficiente para atender à demanda. Atualmente, há 12,47 milhões de pessoas aptas a receber a dose adicional.

Ariane estima que 50 mil brusquenses têm direito à terceira dose, por isso, o município adotará o sistema de agendamento para o reforço. “O intervalo é de cinco meses. É preciso prestar atenção na data em que foi recebida a segunda dose. Será mais uma situação nova, nesses tantos desafios que estamos vivendo com a pandemia. Por isso, também pedimos a compreensão da população”, solicita.

Confira entrevista no O Município Ao Vivo 



Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo