Covid-19: medidas estipuladas em novo decreto ainda são descumpridas em Brusque
De acordo com a Defesa Civil, fiscalização vai ser intensificada nos próximos dias
A Prefeitura de Brusque anunciou novas medidas para tentar frear o aumento de casos de Covid-19 que começaram a valer na terça-feira, 14, e tem validade de ao menos 14 dias.
As novas regras incluem a obrigatoriedade de supermercados e mercearias de medirem a temperatura de funcionários e clientes na entrada, a proibição de atividades físicas, inclusive nas academias ao ar livre, e também do funcionamento de praças, e a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais públicos e privados para pessoas a partir de quatro anos. Nem todas as medidas, no entanto, estão sendo cumpridas pela população.
Os supermercados já estão realizando a medição da temperatura. Os funcionários estão proibindo pessoas que estão com sintomas de febre de entrar no local e os orientando a procurar o Centro de Triagem. Além disso, os estabelecimentos fecharam algumas para controlar quem entra e sai e tem avisos explicando a capacidade limite.
Nas ruas e no interior das lojas, a maioria está utilizando a máscara de forma correta, no entanto, ainda há algumas pessoas ainda transitem sem o equipamento de segurança.
A maioria das lojas têm avisos na porta destacando a importância das medidas de segurança, além de um cartaz distribuído pela prefeitura. Dentro dos estabelecimentos, porém, não é raro encontrar atendentes sem máscara ou com ela abaixada quando não há clientes.
A prefeitura colocou fitas isolando as academias ao ar livre e os bancos nas praças, mas algumas pessoas dirblaram a proibição e passaram por cima da sinalização para sentar e conversar. Durante esta quinta-feira, atividades físicas ao ar livre também continuavam a ser praticadas, apesar da proibição estipulada no decreto.
O diretor da Defesa Civil, André Cristiano Archer, vê com mais preocupação as aglomerações em praças e na avenida Beira Rio.
Na terça-feira, 14, aconteceu uma reunião na prefeitura para tratar sobre a fiscalização das novas medidas. Além de representantes do poder público, representantes das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Guarda de Trânsito de Brusque estiveram no encontro.
Archer afirma que a Defesa Civil, junto com a Secretaria de Saúde e Guarda de Trânsito estão desde a terça-feira, 14, indo aos estabelecimentos para orientação e fiscalização. Archer explica que as entidades ainda estão montando as equipes e aguardam a chegada do diretor geral da Saúde, Rodrigo Cesari, que estava em Manaus para conhecer tratamentos de combate à Covid-19, para definir toda as ações, o que deveria acontecer ainda nesta quinta-feira, 16.