Covid-19: “Poderíamos falar em 6 mil pessoas que já passaram por contaminação”, diz secretário de Saúde de Brusque
Em vídeo publicado neste domingo, Humberto Martins Fornari fala sobre a situação do coronavírus no município
Em vídeo publicado neste domingo, Humberto Martins Fornari fala sobre a situação do coronavírus no município
Em vídeo publicado na noite deste domingo, 28, em sua página na rede social Facebook, o secretário de Saúde de Brusque, Humberto Martins Fornari, disse que o drive thru de testes rápidos para coronavírus realizado na sexta-feira, 26, demonstrou que 4,8% da população brusquense foi contaminada com Covid-19. “Se a gente fizer uma matemática simples, uma regra de três, poderíamos falar em seis mil pessoas que já passaram por uma contaminação do vírus”.
A suposição de que seis mil pessoas foram contaminadas pela Covid-19 em Brusque é vista de duas formas por Fornari: ele considera bom porque os pacientes não tiveram sintomas e não precisaram de atendimento médico, porém mostra um reflexo do aumento do número de casos dia após dia.
E o número de casos ativos no momento, 298, demonstra a quantidade de vírus circulando. “A nossa região está com uma quantidade de vírus muito grande circulando pelo comércio, circulando pelas ruas, então temos que ter o máximo de cuidado”, enfatiza o secretário.
No vídeo o secretário informou que um paciente que estava na UTI recebeu alta e no momento está na enfermaria. No entanto, outro paciente precisou ir para a UTI e está necessitando de suporte respiratório. “Estamos confiantes que esse paciente se recupere rapidamente”, diz Fornari.
O secretário pede que a população opte pelo isolamento se possível e alerta para o uso frequente de máscara, para a higienização das mãos com água e sabão ou com álcool em gel.
Nesta segunda-feira, 29, uma reunião entre o poder público e entidades decidirá sobre o futuro das medidas restritivas no município diante da situação atual do coronavírus em Brusque.
Medidas pontuais, principalmente com relação ao horário dos comércios serão tomadas.
Confira o vídeo: