Covid-19: prefeitos precisam decidir se cancelam eventos de Carnaval em 2022
Covid na folia
Os prefeitos têm uma decisão difícil de tomar: cancelar ou não o carnaval de 2022? Setenta deles, de municípios do interior de São Paulo, resolveram suspender a festa. Não querem enfrentar uma possível futura onda de contaminação, como vem acontecendo na Europa depois que alguns países deram mais liberdade para aglomeração.
Lembrando o poeta
A jornalista Neri Pedroso faz a pertinente observação: se vivo, Cruz e Sousa completaria 160 anos, uma data redonda, anteontem, e pergunta: será que sua vida, obra e trajetória não mereceriam menção e homenagem em SC, sobretudo em Florianópolis? Em especial neste momento em que se discute tanto um ajuste descolonial? A lamentar que as autoridades do campo da cultura continuem meio cegas e inoperantes em relação à diáspora africana.
Votos para Mendonça
Os dois senadores catarinenses integrantes da Comissão de Constituição e Justiça do Senado – Esperidião Amin e Jorginho Mello – não fazem segredo: votam a favor da indicação do ex-advogado-geral da União, Andre Mendonça, para ministro do Supremo Tribunal Federal.
Resgate
Ao fazer um relatório de gestão do MP-SC em 2020, o procurador-geral de Justiça, Fernando Comin, destacou uma ação de suma importância para mitigar as consequências da pandemia. Foi o resgate que resultou no retorno de mais de 23 mil crianças e jovens às salas de aula no Estado. Outra ação ocorreu no enfrentamento da sonegação: foram R$ 1,3 bilhão em valores denunciados, dos quais R$ 272 milhões retornaram aos cofres públicos até agora.
Mortandade
Na homenagem que recebeu na Assembleia Legislativa, segunda-feira, pela passagem dos 70 anos de existência, dirigentes da Igreja Quadrangular, que tem 700 igrejas em território barriga verde, causaram impacto e comoção com a informação de que a covid-19 levou 38 de seus pastores em SC.
Indenização
Passou unanime pela comissão de mérito – no caso a de Direitos Humanos – da Assembleia Legislativa, o que deve ser o primeiro projeto do gênero no país, da deputada Paulinha (sem partido): obriga o condenado, após sentença penal transitada em julgado, a ressarcir as despesas médicas da vítima decorrentes do crime praticado.
Espiritismo
Sob relatoria da deputada Caroline de Toni (PSL-SC) a Comissão de Constituição de Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei do Senado que cria o Dia Nacional do Espiritismo, a ser celebrado anualmente em 18 de abril. A data foi escolhida em homenagem ao dia de lançamento da obra “O Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec, em Paris, em 1857. O Brasil é o país onde há o maior número de espíritas no mundo; são quase 4 milhões de pessoas e cerca de 40 milhões de simpatizantes.
Faltou dizer
Na nota, aqui, ontem, sobre projeto que logo vai para o plenário da Câmara dos Deputados, estabelecendo que as escolas terão a incumbência de estimular a limpeza, manutenção e conservação do ambiente escolar pelos alunos, faltou destacar um mérito especial da iniciativa, que é promover a responsabilidade social e a conscientização dos estudantes para a importância da preservação do patrimônio público. Não seriam alvo de tanto vandalismo, como nos dias atuais.
Planos de saúde
Os brasileiros estão cada vez mais preocupados com a saúde. Em um ano, planos de saúde ganharam quase 93 mil beneficiários em SC, um aumento foi de 6,4% entre setembro de 2020 e setembro de 2021. Até então eram cerca de 1,5 milhão. Desde junho de 2020, em todo Brasil eles ganharam 1,9 milhão de novos beneficiários.
Lido, alhures
Parques liberados, estádios liberados, praias liberadas, e vêm aí Natal, réveillon e carnaval. Será que ninguém percebeu que a covid-19 não atura desaforo?
Cerveja
Com mais de 11,5 mil alunos formados em sete anos de atuação, a Escola Superior de Cerveja e Malte, com sede em Blumenau, primeira e única instituição de nível superior especializada na cerveja da América Latina, comemora o sucesso. Além do Brasil, atua também em Portugal, Paraguai, Argentina e Uruguai. Tem 12 laboratórios e 90 cursos diferentes.