Covid-19: Prefeitura aguarda chegada de novas doses para continuar vacinação em Brusque
Estoque do município acabou nesta terça-feira; até agora já foram aplicadas 4.347 vacinas
A Secretaria de Saúde de Brusque espera a chegada de novas doses para dar continuidade à campanha de vacinação contra a Covid-19 no município. Nesta terça-feira, 23, encerrou o estoque dos imunizantes destinados à primeira dose.
Com isso, nos próximos dias, a vacinação seguirá somente para aqueles que precisam receber a segunda dose da vacina.
Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira, a coordenadora da Vigilância em Saúde, Ariane Beatriz Costa Fischer, repassou dados sobre a campanha no município.
Até o momento, Brusque recebeu 4.770 doses da Coronavac e AstraZeneca. Destas, já foram aplicadas 3.556 primeiras dose e 791 segundas dose, totalizando 4.347 vacinas aplicadas no município. De acordo com Ariane, até esta terça-feira, 4,31% da população alvo foi vacinada.
Ainda segundo Ariane, o total de doses estimadas para Brusque é de 164.685 (primeira e segunda dose), com isso, devem receber a vacina contra a Covid-19 no município ao longo da campanha de vacinação 82.342 pessoas, ou seja, 59,80% da população.
Metas
A Secretaria de Saúde também divulgou o número de pessoas vacinadas por grupo em Brusque. Das pessoas institucionalizadas acima de 60 anos, 116 já tomaram a primeira dose e outros 96 receberam a segunda dose, atingindo a meta de 100% deste grupo imunizado.
No grupo das pessoas institucionalizadas com deficiência, 153 foram imunizados com a primeira dose e 149 receberam a segunda.
“A diferença no número da primeira e segunda dose nestes grupos é porque alguns idosos faleceram neste período ou acabaram recebendo alta”, destaca Ariane.
Entre os 6 mil profissionais da saúde do município, 3.039 já foram imunizados com a primeira dose e, destes, 544 já receberam a segunda dose, representando 50,65% deste público atingido.
Por fim, dos 319 idosos acima de 90 anos de Brusque, 248 receberam a primeira dose e dois já foram imunizados com a segunda dose, o que representa 77% deste grupo.
Ariane explica que o município só pode começar a vacinar o próximo grupo, que são os idosos de 85 a 89 anos, a partir do momento que atinge 90% dos idosos acima de 90 anos imunizados.
“Estamos fazendo busca ativa desses idosos, mas alguns familiares têm receio e por isso não estamos conseguindo atingir a meta”.
A coordenadora da Vigilância em Saúde informa que do total de vacinados no município, 1,49% apresentou algum tipo de reação, como mal estar e fraqueza após a aplicação da vacina.
A orientação, nestes casos, é que o profissional faça a notificação para a Secretaria de Saúde e a pessoa seja encaminhada ao Centro de Triagem. Lá, deve ser feito o exame PCR. “Pode acontecer de a pessoa já estar com o vírus, mas sem desenvolver os sintomas, por isso, a orientação é fazer o encaminhamento ao Centro de Triagem”.
Logística
O secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza, afirma que a pasta está cumprindo todas as diretrizes do Ministério da Saúde e trabalha com transparência. Nas últimas semanas, a secretaria tem recebido denúncias relacionadas à vacinação, que o secretário contesta.
“As pessoas têm questionado que um veterinário, recepcionista, professor de educação física, estão recebendo a vacina. Mas dentro do plano nacional de vacinação está bem claro: todos os trabalhadores dos serviços de saúde que atuam em hospitais, clínicas, laboratórios e outros locais. Não temos nada a esconder”.
A diretora da Vigilância explica que o município tem o poder apenas da logística e precisa seguir as diretrizes do governo federal e estadual quanto aos grupos prioritários. “Sabemos que gera questionamento, mas estamos seguindo as diretrizes. Não concordo, mas temos que seguir”.
Quando houver disponibilidade de doses, deve ser montado mais um centro de vacinação na cidade, anexo à Policlínica, das 18h às 21h, além do Centro de Vacinação da Unifebe, que atua em horário comercial.
A secretaria ainda planeja a realização de drive thru no estacionamento da Uniasselvi e no futuro, ampliar para as Unidades de Saúde. A expectativa é que novas doses cheguem ao município nesta semana, já que a Fiocruz entregou nesta terça-feira 3,4 milhões de doses para o governo federal.
Após a chegada de novas doses, deve iniciar a vacinação para os idosos de 85 a 89 anos, de 80 a 84 anos e de 75 a 79 anos.
A população pode acompanhar o ritmo da vacinação no município no portal painelbrusque.inovadora.com.br