Covid-19: Prefeitura de Brusque anuncia novas medidas do plano de enfrentamento; confira
A aplicação começará nesta terça-feira, 23
A aplicação começará nesta terça-feira, 23
Nesta segunda-feira, 22, a Prefeitura de Brusque anunciou novas medidas do plano de enfrentamento à Covid-19. Dentre elas, médicos de Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município serão transferidos para o Centro de Triagem, para dar apoio por conta da alta demanda no local. Também, foi anunciada a suspensão total de cirurgias eletivas (particulares e pelo SUS) no Hospital de Azambuja.
A aplicação das novas medidas começará nesta terça-feira, 23. De acordo com o secretário municipal de saúde de Brusque, Osvaldo Quirino de Souza, o prazo de aplicação é de sete dias, que poderá ser prorrogado por mais sete dias.
“Neste momento vamos passar por um agravamento profundo por essa crise”, conta secretário de Saúde. “A expectativa é que haja até um colapso no sistema de saúde do nosso país”, diz.
Entretanto, segundo o prefeito Ari Vequi e o secretário, neste momento será evitado o lockdown. Para isso, ambos reforçam para os cuidados contra a Covid-19, como o uso de máscaras, uso de álcool em gel e respeitar o distanciamento.
Segundo o prefeito Ari Vequi, passam em media 350 pessoas por dia pelo Centro de Triagem. Então, serão convocados médicos de algumas UBS para trabalharem no Centro de Triagem para Sintomáticos Respiratórios (CT).
São os médicos de unidades do Águas Claras, Paquetá, Jardim Maluche, Dom Joaquim, Santa Terezinha, Steffen, Centro, Limeira Baixa e Santa Luzia.
De acordo com o Vequi, no caso da UBS do Centro, o local será um novo centro de testagem de assintomático. Portanto, as pessoas atendidas precisam procurar a Policlínica. O local estará disponível apenas para buscar medicamentos.
Entre as medidas anunciadas, está a suspensão total de cirurgias eletivas (particulares e pelo SUS) no Hospital de Azambuja. “Se nós colapsarmos nos sistemas de UTI, nosso centros cirúrgicos podem servir como UTI”, explica o secretário.
Também é anunciada a abertura de um centro de atendimento exclusivo para crianças e adolescentes, no Centro de Triagem.
Segundo o secretário, no Hospital Azambuja, a capacidade de leitos de UTI está esgotada. Na região, 97% dos leitos de UTI estão lotadas.
As medidas foram anunciadas durante uma transmissão ao vivo realizada nas redes sociais da prefeitura. Veja abaixo:
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: