Covid-19: Prefeitura de Guabiruba estabelece regras de atendimento com uso de máscaras
Decreto municipal também traz orientações
Decreto municipal também traz orientações
Um novo decreto editado pela Prefeitura de Guabiruba regulamenta vários detalhes relacionados ao combate do coronavírus no município, após o fim parcial da quarentena determinado pelo governo estadual.
Desde esta segunda-feira, 13, o atendimento em todos os setores do serviço público municipal reabriu ao público. Somente os servidores considerados do grupo de risco permanecem afastados e para os casos em que for possível, sempre será aconselhável o teletrabalho.
Todos os servidores públicos municipais de Guabiruba estão obrigados a usarem máscara durante o expediente. Para a população, a Prefeitura recomenda que não saiam de casa sem a proteção e que façam o uso correto, higienizando-a com água sanitária.
As máscaras podem ser de pano, de fabricação caseira. No Guia de Convívio Responsável, editado pelo Governo do Estado, constam várias recomendações e dicas de como fazer máscaras em casa.
O guia está disponível na página do governo estadual. As de uso profissional devem ser reservadas para os profissionais da saúde e por pacientes indicados pelo Ministério da Saúde.
Vale reforçar que a máscara é apenas um dos meios de prevenção ao coronavírus, mas, sem as outras medidas ela se torna ineficiente. Além da higienização constante de mãos, objetos e superfícies com água, sabão e álcool 70%, o isolamento social ainda é a medida mais eficaz. Quando não for possível ficar em casa, é preciso evitar aglomerações tanto em locais fechados como em parques, praças e calçadas.
Cartazes de orientação devem ser afixados nas portas de todos os setores que oferecem atendimento público presencial, com informações sobre a higienização com álcool 70%, distância mínima de 1,5 metro entre as pessoas, arejamento dos ambientes e uso de máscaras.