+

Covid-19: “Primeira vacina que vier será colocada à disposição”, diz prefeito Ari Vequi

Prefeito de Brusque Ari Vequi afirmou que município aguarda decisão da Ammvi

Covid-19: “Primeira vacina que vier será colocada à disposição”, diz prefeito Ari Vequi

Prefeito de Brusque Ari Vequi afirmou que município aguarda decisão da Ammvi

O prefeito de Brusque Ari Vequi anunciou nesta segunda-feira, 4, que “a primeira vacina que vier será colocada à disposição da população”. O início da vacinação contra a Covid-19 na cidade ainda é incerto.

O município aguarda as definições da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), que está em tratativas para a aquisição da vacina. A Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) também está negociando a compra.

Vequi ressalta que o município ainda não tem um planejamento de vacinação porque depende das orientações estaduais e federais, tanto sobre a obrigatoriedade ou não da imunização, quanto dos grupos prioritários.

“Vamos nessa semana nos comunicar com o estado, com a Fecam, para que a gente possa ter uma linha de conduta igual aos demais municípios da região”, adianta o prefeito.

O secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza, explica que há duas estratégias: a posição oficial do do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde. Ainda não se sabe qual será a vacina adquirida e nem a quantidade de doses.

“Enquanto isso, vamos tentar fazer um plano de contingência para programar a vacinação em massa, para assim que recebermos a vacina, já apresentarmos condições de executar esse plano de vacinação”.

Souza esclarece que a pasta vai se inteirar das tratativas feitas pela Ammvi e assim que houver uma definição, a população será informada.

Com relação à estrutura do município para a vacinação, o secretário de Saúde explica que primeiro é preciso saber qual a vacina que será aplicada.

“Isso tudo ainda está em discussão, estamos aguardando um posicionamento das entidades reguladoras para nos programarmos. Se vier a da Pfizer, que tem que ser armazenada a menos de 70 graus, vai ser uma grande dificuldade”. No caso da vacina da Pfizer, o município precisaria arrumar novos refrigeradores. “São dúvidas que não somos só nós, o país todo tem”.

“Nós, como toda cidade, estamos na expectativa de aguardar as melhores vacinas e as futuras decisões”, finaliza o secretário.


Receba notícias no seu WhatsApp: basta clicar aqui para entrar no grupo do jornal

Clique aqui e inscreva-se no canal no YouTube do jornal O Município. Vem muita novidade por aí!

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo