Covid-19: quase 300 pessoas não voltaram para receber a segunda dose em Brusque

Segundo a Secretaria de Saúde, isso representa 0,8% dos vacinados no município

Covid-19: quase 300 pessoas não voltaram para receber a segunda dose em Brusque

Segundo a Secretaria de Saúde, isso representa 0,8% dos vacinados no município

Até poucos dias, todas as vacinas contra Covid-19 disponibilizadas em Brusque necessitavam da aplicação de duas doses para alcançar a imunidade esperada. Mas infelizmente algumas pessoas não retornaram aos postos de saúde na data agendada para receber a segunda dose.

Conforme a diretora de Vigilância em Saúde, Ariane Fischer, ao todo 290 pessoas que receberam a primeira aplicação da vacina não retornaram para a segunda em Brusque. Essa quantidade equivale a 0,8% do total de vacinados no município.

Até o momento, foram iniciadas em Brusque as aplicações da segunda dose da AstraZeneca e da Coronavac. Segundo Ariane, todas as pessoas que faltaram à vacinação são do grupo que recebeu o imunizante da Coronavac.

A aplicação da segunda dose da AstraZeneca na população começou recentemente. E até então, não houve registro de pessoas que faltaram à data marcada. Já em relação à Pfizer, por possuir um prazo de intervalo maior e sua primeira aplicação ter sido feita há pouco tempo, ainda não se deu início ao uso da segunda dose no município.

Busca ativa

A Vigilância em Saúde de Brusque realizou uma busca ativa da lista de pessoas que não voltaram para a segunda dose. Ou seja, a equipe foi atrás de cada registro para diagnosticar o motivo pelo qual não foi feita a segunda aplicação

A diretora informou que o fato do ritmo de vacinação em Brusque ser mais acelerado em relação a outras cidades atraiu pessoas de outros municípios. Foi constatado que muitos pais e parentes de moradores de Brusque receberam a primeira dose na cidade, mas fizeram a aplicação da segunda no município em que realmente reside.

Outra motivação encontrada para o não comparecimento foram as reações causadas pela primeira dose. Com receio de que a segunda dose possa gerar novamente algum mal estar, moradores de Brusque não retornaram aos postos de saúde para receber a última parte da imunização. Em relação a esses, o município está fazendo uma campanha de conscientização.

Evasão em Santa Catarina

Conforme o levantamento feito pelo governo do estado na segunda feira, 28, foram registrados 68.011 pessoas que não buscaram a dose 2 em Santa Catarina. Desse total, 47.650 são de pessoas vacinadas com a Coronavac e 20.361 de pessoas vacinadas com AstraZeneca.

O superintendente de vigilância em saúde, Eduardo Macário, reforça que o intervalos intervalos recomendados para cada imunizantes deve ser respeitado. Para a Coronavac o prazo é de 28 dias entre cada aplicação, já para a AstraZeneca o período é de 12 semanas. Ele também relembra que apenas uma dose não garante a imunização.

“Por mais que a primeira dose da vacina ofereça uma pequena proteção, não é suficiente. Quem não toma as duas doses da vacina não está protegido e ainda pode ficar uma falsa sensação de segurança. Completar o esquema vacinal com as duas doses é essencial, além de manter os cuidados como o uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social”, destaca o superintendente.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo