Covid-19: Saiba como acessar a ferramenta de atividades online da rede estadual de ensino

Alunos e professores tiveram e-mail cadastrado na plataforma Google Sala de Aula

Covid-19: Saiba como acessar a ferramenta de atividades online da rede estadual de ensino

Alunos e professores tiveram e-mail cadastrado na plataforma Google Sala de Aula

A plataforma Google for Education (Google Sala de Aula) está disponível para uso da rede estadual de ensino em Santa Catarina. Alunos e professores tiveram o e-mail cadastrado na plataforma, que será utilizada para realização das atividades não presenciais e como principal canal de comunicação durante o período de suspensão das aulas presenciais.

Para acessar a plataforma pela primeira vez, alunos e professores não precisam criar um novo endereço de e-mail ou solicitar permissão para entrar em alguma turma. As contas educacionais já foram geradas e organizadas para o acesso de forma rápida.

Como funciona o acesso para os estudantes

O aluno deve acessar o site gmail.com com a conta educacional criada para ele. Todos os estudantes têm como e-mail padrão o endereço “[email protected]”. Mas atenção: a palavra “matrícula” deve ser substituída pelos números da matrícula que constam no boletim escolar ou na carteirinha estudantil.

A senha também é padronizada com os oito dígitos da data de nascimento do aluno, sem o uso de barras, como neste exemplo: 23102008. Em seguida, o estudante será redirecionado para a caixa de entrada do e-mail, de onde deve fazer a alteração da senha. A recuperação ou troca pode ser feita na Guia de Acesso ou acessando este link. Para isso, basta informar o número de matrícula e a data de nascimento.

Para acessar o Google Sala de Aula, o aluno pode clicar no menu “Google Apps” no canto direito superior da tela quando estiver no Gmail ou acessar este link. Após entrar na plataforma, o estudante já estará cadastrado em todas as turmas, sem a necessidade de criar uma nova sala de aula.

Caso não encontre o número de matrícula, que consta na carteirinha estudantil e no boletim escolar, ainda há opção de acessar o portal estudante on-line. Se ainda assim não conseguir a identificação, deve procurar a escola por e-mail, mídias sociais ou WhatsApp. Para isso, o aluno deve informar o nome completo, a data de nascimento e o nome completo da mãe.

Se tiver algum problema para acessar a conta ou mudar a senha, o estudante pode enviar uma mensagem para [email protected]. O texto deve incluir o nome, matrícula, CPF, data de nascimento, escola e o relato do problema. Um canal 0800 será divulgado nos próximos dias para atendimento regionalizado, criando mais uma opção de contato para alunos, pais e responsáveis.

Como funciona o acesso para os professores

Assim como os alunos, os professores da rede estadual de ensino já estão cadastrados no sistema Google Sala de Aula e não precisam criar e-mail. A conta educacional deve ser usada mesmo que o professor já tenha cadastro pessoal ou institucional no Gmail, pois facilita o trabalho colaborativo e garante o acesso a todos os recursos disponibilizados pela Secretaria de Estado da Educação (SED).

O endereço é padronizado em “[email protected]”. Mas fique atento: a palavra “matrícula” deve ser alterada pelos nove dígitos da matrícula do professor. A senha também foi criada pelo sistema com os oito dígitos da data de nascimento, sem o uso de barras, como neste exemplo: 23101979.

Logo após o primeiro acesso, o professor deve fazer a troca de senha, seguindo as mesmas etapas dos alunos. O botão para recuperar ou alterar pode ser encontrado no Guia de Acesso ou acessando este link. Será possível gerar uma nova senha usando os dados de CPF e data de nascimento do docente.

Ao entrar na plataforma Google Sala de Aula pela primeira vez, acessando este link, o professor já terá disponível todas as turmas e a lista de alunos. Desta forma, não há necessidade de criar uma nova sala de aula.

Guias para orientar alunos e professores

O site da SED disponibilizou guias orientativos para acesso de alunos e professores à plataforma Google Sala de Aula. O material inclui dicas em vídeo e texto para uso das ferramentas disponíveis e para tirar algumas dúvidas, como a troca de senha.

O guia apresenta ideias de atividades que os professores podem propor durante o período de isolamento social usando as ferramentas Google Formulários, Google Docs, Google Apresentações, Google Sites, Hangouts Meet, Youtube Edu, Google Earth, Jamboard e Canvas do Google. Cada recurso é apresentado com dicas para auxiliar o aprendizado e tornar o ensino mais interativo.

A dinâmica do guia é diferente para os estudantes. A página tem vários vídeos curtos para explicar como funciona o Google Sala de Aula e como a plataforma amplia as formas de estudo. Além disso, o aluno pode conhecer mais sobre as três áreas a que tem acesso, incluindo mural de mensagens, lista pessoas que estão na turma e a seção atividade, onde encontrará os materiais publicados pelos professores.

Soluções incluem estudantes e professores sem internet

Alunos e professores sem conexão com a internet também estão inseridos na plataforma. No caso do professor, ele poderá marcar dias e horários com a frequência desejada para utilizar a estrutura da escola, como computador e internet, e realizar suas atividades de planejamento e transferência de materiais para a plataforma Google ou as demais escolhidas. A escola deve seguir os protocolos da Secretaria de Estado da Saúde, como evitar a aglomeração de pessoas e prover a adequada higienização dos ambientes e equipamentos durante a presença do professor.

Os alunos receberão apostilas semanais com as atividades preparadas pelo professor, distribuídas a aluno, pais ou responsáveis em datas e horas agendadas, com um prazo para a entrega na escola. A unidade disporá de computadores e fará a impressão das atividades. Adaptações podem ser determinadas em acordo entre escola e Coordenadoria Regional de Educação, como a busca ativa de alunos que não tiveram acesso às atividades e a forma de entrega de materiais impressos. A preparação dos materiais pelos professores foi realizada na semana passada.

Um reforço na comunicação sobre as atividades não presenciais será dado por meio de envios de mensagem SMS, com informes de entrega de materiais, além de um telefone 0800 disponível para o atendimento de dúvidas regionais sobre a logística de atuação da rede. Os casos excepcionais de alunos em que não for obtido o contato com a escola serão verificados em todas as regiões para a oferta de atividades periódicas dentro da unidade de ensino.

Para a gerente do Ensino Médio e Profissional da SED, Maria Teresa Hermes Cobra, o desafio é uma oportunidade para alunos e professores desenvolverem novas habilidades. “Sabemos que este período contribuirá para o desenvolvimento da comunidade escolar, a apropriação de conceitos, terminologias e dinâmicas digitais que fazem parte de conteúdos escolares necessários ao século 21. No retorno às atividades presenciais, diante dos desafios que possam se apresentar no processo, as escolas organizarão momentos para aprofundar os estudos mediados, desenvolvendo as aprendizagens essenciais previstas pela Base Nacional Comum Curricular.”

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