Covid-19: saiba como avaliar o cumprimento das normas sanitárias no comércio de Brusque
População pode contribuir com a fiscalização respondendo perguntas disponíveis em formulário online
População pode contribuir com a fiscalização respondendo perguntas disponíveis em formulário online
Já está disponível para a população a ferramenta Sociedade Vigilante, criada pela Secretaria de Saúde de Brusque para avaliar se os estabelecimentos comerciais da cidade estão cumprindo os protocolos sanitários de proteção à Covid-19.
Até o momento, a ferramenta, disponível por meio de um formulário online, já recebeu 100 avaliações, que têm auxiliado a equipe de fiscalização da prefeitura.
De acordo com o secretário de Saúde, Humberto Fornari, a ideia é que a população avalie os estabelecimentos, tornando-se, assim, parte responsável pela fiscalização das ações contra o coronavírus na cidade.
“O objetivo é que a população se sinta envolvida no sistema e participe da luta contra a Covid-19 fazendo denúncias, pontuando positivamente ou negativamente o comércio. Isso vai nos ajudar na questão da fiscalização e as pessoas se sentirão participativas no sistema”, diz.
Com o formulário, é possível avaliar se o estabelecimento visitado disponibiliza álcool gel, se há orientação e sinalização de distanciamento social, se os funcionários do local utilizam máscara, o nível de limpeza do estabelecimento, entre outras questões.
Fornari destaca que a ferramenta foi desenvolvida a partir de uma sugestão nas redes sociais. Segundo ele, com a identificação dos estabelecimentos que não estão cumprindo as regras, será mais fácil fiscalizar e, com isso, evitar que o local continue desrespeitando as normas.
“São perguntas e respostas diretas e, a partir das respostas, a equipe de fiscalização cria gráficos e consegue visualizar os locais que tem se mostrado como maiores pontos de aglomeração”.
Para acessar a ferramenta Sociedade Vigilante acesse o link: bityli.com/euvigilante. Nos próximos dias, o acesso estará disponível também por QRCode em cartazes fixados nos estabelecimentos.