Covid-19: saiba como funciona o centro de testagem para assintomáticos em Brusque
Estrutura foi montada na UBS do Centro para realização de testes e distribuição de medicamentes do “tratamento precoce”
A Prefeitura de Brusque organizou um centro de testagem para assintomáticos da Covid-19, onde está sendo feita a distribuição de ivermectina, vitamina D e zinco para as pessoas que demonstrarem interesse. A estrutura foi montada na Unidade Básica do Centro, que fica na rua Riachuelo.
A Secretaria de Saúde denomina esse coquetel de medicação para fortalecimento da imunidade. Apesar da Prefeitura de Brusque estar fazendo a distribuição desses medicamentos, não há nenhuma comprovação científica de que eles sejam eficazes para prevenir ou tratar a Covid-19.
A aplicação dos testes acontece nos períodos da manhã e tarde, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A prefeitura limitou testagem para 40 por período para evitar aglomerações. Segundo a enfermeira Luciane Pallaoro da Fontoura, na segunda-feira, 1º, foram realizados 173 testes e, na terça-feira, 2, mais de 120, o que sobrecarregava a equipe que trabalha no local.
Caso os testes do período tenham esgotado, interessados podem ir até o local para solicitar a medicação para a equipe da UBS. É necessário apresentar o cartão do SUS e um documento de identidade.
As fichas são distribuídas por ordem de chegada em cada período. Os exames são feitos para quem não teve contato com a doença, não foi vacinado, é maior de 18 anos e está disponível a receber a medicação. De acordo com relatos de pessoas que foram fazer o teste na manhã desta quarta-feira, 3, a espera foi de em torno de uma hora.
Os exames que estão sendo feitos são testes rápidos, com o resultado saindo em cerca de 15 minutos. Quem testar negativo, recebe o coquetel de medicamentos. Os que positivarem para o novo coronavírus serão encaminhados ao Centro de Triagem, que fica no pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof, onde normalmente é realizada a Fenarreco.
Luciane explica que, caso o resultado do teste aponte que a pessoa já teve contato com o vírus, a medicação também não é fornecida. “As medicações são estimulantes da saúde, para pelo menos aumentar a imunidade”.
Ela conta que eles receberam 30 mil unidades da vitamina D e zinco, além das doses de ivermectina. É indicado às pessoas que tomem a medicação quatro vezes, em ao longo de 30 dias.
Um médico está disponível para esclarecer dúvidas dos pacientes. A equipe no local ainda é composta por dois enfermeiros, duas técnicas de enfermagem e dois estagiários por período, além do setor administrativo e de serviços gerais. A UBS do Centro não está fazendo mais nenhum serviço por causa dessa demanda dos testes e da distribuição do coquetel.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube