Covid-19: Santa Catarina tem a terceira melhor pontuação do país em ranking da transparência
Informação é apontada pela Open Knowledge Brasil (OKBR)
A transparência do governo de Santa Catarina nas ações de combate à pandemia da Covid-19 é destaque nacional segundo a Open Knowledge Brasil (OKBR). De acordo com o ranking publicado pela organização nesta quinta-feira, 28, o estado subiu sete pontos na última semana e passou da quinta para a terceira melhor pontuação do país.
O salto foi motivado pela divulgação da taxa geral de ocupação de leitos de UTI do SUS no estado. Com 95 pontos, a transparência dos dados relacionados ao novo coronavírus em Santa Catarina é considerada alta pela segunda semana consecutiva.
Para o governador Carlos Moisés, a transparência é um compromisso permanente. “A prestação de contas à sociedade catarinense é uma prioridade. Com a plataforma do Governo do Estado, todo cidadão tem acesso ao quadro geral sobre a situação do novo coronavírus no estado, com informações sobre casos, despesas públicas e contratações relacionadas ao enfrentamento à pandemia”, reforça.
O governo aponta que a posição no ranking é resultado do trabalho conjunto de diversos órgãos que compõem o Núcleo Intersetorial de Inteligência de Dados (NIID). “Trabalhamos a muitas mãos com equipes da Secretaria de Estado da Administração, Controladoria Geral do Estado, Secretaria de Estado da Saúde, Ciasc e Secretaria Executiva de Comunicação. O trabalho também envolve o time de voluntários do Social Good Brasil (SGB), seguindo as recomendações da própria Open Knowledge Foundation”, explica o secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca.
Desde abril, o governo catarinense disponibiliza o acesso a informações sobre enfrentamento ao novo coronavírus pelo portal www.coronavirus.sc.gov.br. Por meio desta plataforma, é possível encontrar informações sobre compras e gastos públicos de insumos para enfrentamento, controle da propagação da doença em território catarinense até dados sobre ocupações de leitos hospitalares, divididas por macrorregiões.