X
X

Buscar

Covid-19: Secretaria de Saúde faz busca ativa de quem não tomou a segunda dose da vacina em Brusque

Secretário de Saúde informa que grupo entre 70 e 90 anos não realizou agendamento

Um grupo de moradores de Brusque entre 70 e 90 anos que já tomaram a primeira dose da vacina contra o coronavírus, não realizaram agendamento para tomar a segunda dose, informa o secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza

O levantamento da Diretoria de Vigilância em Saúde desta segunda-feira, 19, aponta que a primeira dose da vacina já contemplou 16.600 pessoas. E a segunda dose, foi recebida por 8.315 pessoas.

Segundo ele, a prefeitura está fazendo uma busca ativa destes casos. “Não conseguimos entender porque não foram ou quem sabe não tiveram familiares que os alertaram, já que são pessoas com dificuldade de acesso à comunicação”, comenta.

Souza informa que caso não seja tomada a segunda dose, as vacinas perdem a eficácia. O ideal é que seja tomada a segunda dose da CoronaVac em até quatro semanas para que não perca a eficácia, conforme nova orientação divulgada pelo governo do estado.

Para quem tomou a vacina da AstraZeneca, o prazo para tomar a segunda dose é mais estendido: de oito a 12 semanas.

O secretário ainda informa que, a partir de maio, a segunda dose deve ser ministrada nas Unidades Básicas de Saúde de cada bairro. “O objetivo é ter um controle melhor do quanto vai demandar para cada local e facilitar o processo”, ressalta.

Para a primeira dose, segue sendo feito o Drive-In na Uniasselvi e Centro de Vacinação da Unifebe, e no final desta semana também será realizada aplicações na Policlínica.

Dados da vacinação no município

Chegam a 24.915 as doses da vacina contra a Covid-19 já ministradas aos moradores de Brusque, de acordo com os dados do Boletim de Vacinação apresentado na manhã de segunda-feira, 19, pela Diretoria de Vigilância em Saúde da cidade.

O levantamento aponta que a primeira dose do imunizante já contemplou 16.600 pessoas. E a segunda dose, foi recebida por 8.315 pessoas.

Em relação às doses das vacinas já recebidas pelo município desde o início da imunização contra a Covid-19, foram 31.855 unidades da primeira dose e 10.840 unidades da segunda dose do imunizante, totalizando 27.305 doses recebidas.

A diferença entre o total recebido e o já aplicado, explica a diretora de Vigilância em Saúde, Ariane Fischer, corresponde à chamada reserva técnica para as aplicações da segunda dose que estão ocorrendo e também para os agendamentos até o final da semana. Até o momento, Brusque foi contemplada com as vacinas CoronaVac e AstraZeneca.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube