Secretário diz que médicos que relutam em receitar cloroquina podem “pedir pra sair”
Cloroquina e hidroxicloroquina passam a integrar o protocolo no centro de triagem
Cloroquina e hidroxicloroquina passam a integrar o protocolo no centro de triagem
O secretário de Saúde de Brusque, Humberto Martins, atualizou informações sobre a Covid-19 neste domingo, 26. Além de atualizar os números do novo coronavírus na cidade, Humberto comentou sobre o início do novo protocolo do tratamento da doença, que agora passa a contar com novos medicamentos.
A implantação do protocolo iniciou neste domingo e acompanha critério médico. Desde abril, esta normativa acompanhava o uso de medicamentos como azitromicina, corticoides, tilenol, entre outros – aplicados ainda no centro de triagem. A partir de agora, hidroxicloroquina e cloroquina também são acrescentadas a este tratamento.
“As pessoas que forem do grupo de risco vão prioritariamente receber este novo protocolo de tratamento”. Martins explica que o paciente que não se sentir a vontade com o uso do medicamento, pode recusar.
Além disso, o secretário de Saúde afirmou que os médicos que tiverem dúvida quanto ao uso destes novos medicamentos têm livre arbítrio para, caso não quiserem fazer a prescrição, saírem do centro de triagem.
Humberto reforçou ainda que haverá a possibilidade da realização de um eletrocardiograma para tomar a decisão sobre o uso destes medicamentos – existe uma contraindicação para pacientes com problemas cardíacos.
Confira o vídeo com as informações do secretário na íntegra:
Iniciamos com o novo Protocolo Covid !
Publicado por Humberto Martins Fornari em Domingo, 26 de julho de 2020