Covid-19: secretário de Saúde anuncia uso hidroxicloroquina no Centro de Triagem em Brusque
Assunto está sendo discutido com grupos de médicos
O secretário de Saúde de Brusque, Humberto Martins Fornari, publicou um vídeo na noite desta terça-feira, 21, informando que o Centro de Triagem de Brusque passará por mudança de protocolos e terá como medicamento a hidroxicloroquina.
Fornari disse que o assunto foi discutido com um grupo de médicos nesta terça e será debatido com outros dois grupos de médicos nesta quarta-feira, 22.
O secretário afirma que o medicamento não acabará com a Covid-19, mas diz que diminuirá a necessidade de hospitais. “É o que eu acredito”, diz Fornari.
O uso, no entanto, não é recomendado pela Sociedade Brasileira de Infectologia. Em nota publicada na sexta-feira, 17, a sociedade apresentou evidências científicas que mostram que a hidroxicloroquina “não traz benefício clínico nem na profilaxia (prevenção), nem em pacientes hospitalizados”.
Pelos resultados apresentados em estudos recentes, a sociedade considera urgente que o medicamento seja abandonado no tratamento em qualquer fase da Covid-19 e que os agentes públicos reavaliem as orientações de tratamento, “não gastando dinheiro público em tratamentos que são comprovadamente ineficazes e que podem causar efeitos colaterais”, diz a nota.