Covid-19: secretário de Saúde espera em torno de 1.500 doses da vacina em Brusque
Coletiva foi realizada na tarde desta segunda-feira
A Prefeitura de Brusque realizou na tarde desta segunda-feira, 18, uma coletiva com o secretário de Saúde de Brusque, Osvaldo Quirino de Souza, e o médico infectologista Ricardo Freitas para tratar sobre o Plano de Contingência Municipal para Vacinação contra Covid-19.
A coletiva foi realizada no auditório da Secretaria de Saúde, seguindo protocolos de prevenção ao coronavírus. De acordo com o secretário, ainda não há informação da quantidade de doses da vacina contra a Covid-19 que o município irá receber, mas se espera em torno de mil a 1.500 doses.
“Essa quantidade deve contemplar os profissionais de saúde que atuam na linha de frente. Quem trabalha em pronto socorro, UTIs, e Centro de Triagem”, informa Souza. De acordo com ele, o segundo grupo contemplado serão os idosos acamados e asilados, e na sequência, pessoas portadoras de comorbidades.
Ele ressalta que o município tem estoque de seringas para a imunização completa dos moradores. Souza informou ainda que a vacinação será realizada na Uniasselvi, Unifebe, e nos hospitais de Brusque. Em um segundo momento, os postos de vacinação serão ampliados para os bairros Águas Claras e Dom Joaquim.
Quando as doses esperadas chegarem ao município, todas serão aplicadas, informa Souza. O secretário ressalta que com as aplicações realizadas, ainda haverá quatro semanas de intervalo, e neste período as próximas doses devem ser recebidas.
A princípio, não haverá drive-thru e não há dificuldades de armazenamento das doses. Cada equipe de vacinação será composta por 12 profissionais da saúde. As pessoas que receberem a imunização terão que aguardar pelo período de 30 minutos para observar se há algum efeito colateral.