Covid-19: sindicato disponibiliza infectologista para empresas metalúrgicas de Brusque
Profissional também é médico do trabalho
O Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Brusque (Sintimmmeb), em parceria com a Sintimmmeb Saúde (plano de saúde dos trabalhadores metalúrgicos), disponibilizou para os trabalhadores e as empresas da classe o médico do trabalho e infectologista Ricardo Alexandre Freitas (CRM/SC 6104 | RQE 14095). O objetivo é auxiliar os trabalhadores e as empresas a adotar medidas efetivas contra a propagação da Covid-19 no ambiente laboral.
As indústrias poderão solicitar a visita do infectologista, que avalia e sugere protocolos de ações, orientações e recomendações de segurança, diante da realidade de cada ambiente. As empresas poderão contar com informações técnicas sobre prevenção e o vírus da Covid-19, modo de transmissão, tipos de máscaras de proteção e uso correto de Equipamento de Proteção Individual (EPIs), higienização e limpeza de ambientes de uso comum, redução do contato social, entre outros.
“Nós orientamos as empresas em como proceder, por exemplo, em caso de algum trabalhador apresentar sintomas, medidas para tornar o ambiente laboral o mais seguro possível, por manter o máximo de ventilação possível, higienização frequente de ferramentas e equipamentos utilizados, análise da viabilidade de políticas de flexibilização do local e do horário de trabalho e assim por diante. Cada empresa tem suas particularidades. Por isso, é importante avaliar cada caso e criar um plano de contingenciamento, com protocolos pré estabelecidos em situações como a que estamos vivenciando com o Coronavírus”, disse o médico.
Segundo o presidente do sindicato, Eduardo de Souza, o objetivo é ajudar as empresas da categoria com orientações relevantes e práticas a fim de resguardar a saúde de todos. “Sentimos que os trabalhadores e as empresas da categoria, assim como boa parte da população ainda tem muitas dúvidas de como se proteger. E, no ambiente de trabalho, essas informações são ainda mais importantes, visto que a saúde dos trabalhadores deve vir em primeiro lugar. Ter um profissional que auxilie as empresas, de ter um protocolo de orientações, medidas efetivas de proteção, é fundamental para garantir que o trabalhador vá ao seu ambiente de trabalho bem e retorne igualmente saudável e seguro”, frisou Souza.