Covid-19: Sintimmmeb continua com atendimentos presenciais suspensos

Departamentos essenciais trabalham de forma remota

Covid-19: Sintimmmeb continua com atendimentos presenciais suspensos

Departamentos essenciais trabalham de forma remota

O governo do estado de Santa Catarina oficializou no fim da tarde deste domingo, 29, a prorrogação do decreto de emergência e período de restrições ao convívio social em Santa Catarina por mais sete dias a partir desta quarta-feira, 1º de abril.

Dessa forma, cumprindo a decisão do governo estadual, o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Brusque (Sintimmmeb) informa que manterá a suspensão dos atendimentos presenciais na sede administrativa, para evitar a propagação do Coronavírus (Covid-19) e proteger associados, dependentes e funcionários.

Apesar de sua sede fechada, os departamentos Jurídico, de Comunicação, Sintimmmeb Saúde, Financeiro e Diretoria seguem trabalhando desde o início da quarentena em sistema de home office, ou seja, em casa.

Funcionários que se enquadram no grupo de risco também estão em isolamento e os demais funcionários, como do Departamento Odontológico, RH e Secretaria receberam férias nesse período, assim como parte das empresas metalúrgicas tem feito nesse período de quarentena.

“Os serviços essenciais nós adaptamos para o sistema de home office, para que nenhum trabalhador ou trabalhadora e seus dependentes fiquem sem assistência, especialmente com relação à Sintimmmeb Saúde e a rede credenciada. Todos os demais serviços, como dentistas, homologação de rescisões, secretaria e outros atendimentos serão restituídos assim que for seguro para todos”, informou Eduardo de Souza, presidente do Sintimmmeb.

O Sindicato está com os telefones do presidente, Eduardo, do vice, Jorge Luiz Putsch e do diretor financeiro, Clóvis Cabral e Silva, em regime de plantão para atender os trabalhadores da categoria que necessitarem deliberar urgências.

Sintimmmeb Saúde

Somente os atendimentos administrativos da Sintimmmeb Saúde estão suspensos. Os beneficiários que precisarem utilizar os serviços médicos credenciados e cobertos pelo plano de saúde poderão fazê-lo, mas a orientação é procurar os serviços médicos somente quando realmente for essencial.

No entanto, algumas clínicas e consultórios adotaram regime de atendimento reduzido ou somente emergências. Procedimentos eletivos, ou seja, que estão agendados e não tem classificação de urgência estão suspensos em todo estado.

Dentistas – emergências

As consultas eletivas (não emergenciais) do departamento odontológico no sindicato estão suspensas. A OdontoOffice, clínica contratada pelo Sintimmmeb, está disponível para emergências, através dos números (47) 9 9951-3900 ou (47) 9 8418-0268. Os serviços de urgência serão reembolsados em 50% pelo sindicato.

Indústrias

O Governo do Estado publicou uma portaria que estabelece regras para as atividades industriais em território catarinense. O documento permite que as indústrias mantenham a operação, desde que reduzam ao menos 50% do número de trabalhadores por turno de trabalho. As exceções são agroindústrias, indústrias de alimentos e indústrias de insumos de saúde, que não precisarão ter redução do número de trabalhadores.

“O Sindicato não tem poder nem autonomia de mandar fechar nenhuma indústria ou empresa. Por isso, o que temos feito é orientar e recomendar as empresas bom senso. Ondem for possível suspender, suspendam. As demais, devem seguir as medidas de segurança e higienização da portaria publicada pelo governador do Estado”, disse Eduardo de Souza.

A portaria estabelece para as indústrias outras determinações: Priorização do afastamento, sem prejuízo de salários, de empregados pertencentes a grupo de risco, tais como pessoas com idade acima de 60 anos, hipertensos, diabéticos e gestantes; Priorização de que os setores administrativos atuem remotamente; Adoção de medidas internas, especialmente as relacionadas à saúde no trabalho, necessárias para evitar a transmissão do coronavírus no ambiente de trabalho.

Departamento jurídico

O Departamento Jurídico do sindicato atua na modalidade de home office, com o objetivo de atender a demanda e suprir as necessidades e pendências jurídicas nesse período de quarentena.

Homologação de rescisões de contrato de trabalho

Todos os trabalhadores e empregadores que realizariam a homologação da rescisão do contrato de trabalho no sindicato durante o período da suspensão deverão realizar os pagamentos das verbas rescisórias respeitando o prazo do artigo 477, § 6º, da CLT. As homologações, conforme determina a Convenção Coletiva de Trabalho vigente, serão realizadas após o período de suspensão.

Canais de comunicação

O site (www.sintimmmeb.com.br) e redes sociais do sindicato seguirão trazendo informações e atualizando a situação para os associados e dependentes metalúrgicos.

Telefones de plantão

Eduardo de Souza – Presidente do Sintimmmeb – (47) 9 9963-1927
Jorge Luis Putsch – Vice Presidente do Sintimmmeb – (47) 9 9624-4300
Clóvis Cabral e Silva – Diretor Financeiro do Sintimmmeb – (47) 9 9994-0308

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo