Covid-19: supermercados, bares e ônibus devem ter novas regras em Brusque
Medidas devem ser anunciadas até o fim da semana
Em reunião realizada nesta segunda-feira, 29, com prefeitos da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) foi discutida a possibilidade da adoção de medidas mais rígidas para conter o aumento do número de casos de coronavírus na região.
Na semana passada, a região saiu da categoria de risco alto, para risco grave, o que motivou a discussão de medidas de restrição nos municípios. Brusque começou a semana com mais de 500 casos da doença e, de acordo com o secretário de Saúde, Humberto Fornari, devem ser estabelecidas novas medidas na cidade nos próximos dias.
A principal alteração, de acordo com o secretário, será com relação aos atendimentos nos supermercados, bares e restaurantes da cidade. O planejamento, é que nos supermercados, por exemplo, seja limitada a entrada de apenas uma pessoa por família.
Já bares e restaurante poderão continuar atendendo, entretanto, sem oferecer atrações para os clientes, como música ao vivo, além da limitação do horário de funcionamento até 22h ou 23h.
O transporte coletivo também deve ter mudanças. Na sexta-feira, 26, a prefeitura solicitou para a empresa Nosso Brusque a apresentação de um plano com horários mais restritos.
“Já pedimos para que se faça o transporte nos horários mais úteis de funcionários e não essa intermediação, sem fundamento, onde os passageiros utilizam por questão de passeios. Esse não é o momento”.
Na reunião desta segunda-feira, ficou estabelecido que a decisão final deve ser tomada após nova reunião, na quinta-feira, 2, em conjunto com todos os municípios da associação.
“Fizemos essa reunião para avaliar a opinião dos prefeitos. A ideia é fazer uma ação em conjunto, mas se Ammvi não tomar uma atitude como um todo, o prefeito de Brusque deve tomar essa decisão independente. Vamos aguardar até quinta-feira para definir”, diz.