Covid-19: tire suas dúvidas sobre o comprovante de vacina da Secretaria de Saúde de Brusque

Acesso é simples e feito de forma on-line

Covid-19: tire suas dúvidas sobre o comprovante de vacina da Secretaria de Saúde de Brusque

Acesso é simples e feito de forma on-line

A Secretaria de Saúde de Brusque lançou, em março, uma plataforma que possibilita ao cidadão emitir o comprovante de vacinação contra a Covid-19. O acesso é simples: basta preencher as informações necessárias, que são o número do CPF, o Número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) e a data de nascimento. Também é possível imprimir o documento.

A página em seguida direciona o usuário para a opção de impressão do comprovante. A emissão só é possível para as pessoas que se vacinaram em Brusque. Até o começo de abril, foram gerados 1235 certificados, não sendo registrada nenhuma instabilidade na aplicação.

Tire suas dúvidas

O site chegou a registrar congestionamento?

“Não tivemos nenhum congestionamento até agora. Nossos servidores estão preparados”, afirma Ariane Fischer, diretora de Vigilância em Saúde de Brusque.

Onde vale esse comprovante? Será somente nos locais municipais?

Ariane explica que vale como a carteira de vacinação física e tem validade legal. Alguns países que necessitam a comprovação também aceitam.

Como tiveram a ideia de fazer esse comprovante?

A ideia surgiu após o ataque de hackers ao servidor do Ministério da Saúde em 10 de dezembro do ano passado, explica Ariane. “Vários municípios fizeram a mesma coisa. Como sumiram os dados do RNDS e as pessoas precisaram da comprovação impressa, tomamos essa medida para facilitar”.

Após três dias, o Ministério informou a recuperação dos registros dos brasileiros vacinados contra a Covid-19 tinha sido finalizado. Acessar o comprovante, porém, só voltou a ser possível no dia 23.

Estão preparados para possíveis ataques hackers no sistema?

Segundo Victor Sardo, responsável pelo Departamento de Tecnologia de Informação da Saúde, o sistema encontra se hospedado em estrutura de datacenter com dupla camada de firewall, bem como Serviço de Detecção de Intrusos (IDS) e Sistema de Prevenção de Intrusos (IPS), com monitoramento 24/7

Ter ele significa que o comprovante nacional do SUS é dispensável?

“Não. O comprovante municipal não tem o mesmo valor legal que o do SUS. Quem tem acesso ao ConecteSUS, recomendamos utilizar esse. Criamos o municipal como um paliativo”, conta Ariane.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo