A pandemia do novo coronavírus anunciada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no mês de março, provocou uma série de mudanças em todo o planeta. Consequentemente, a área da saúde enfrentou e ainda enfrenta um grande desafio, que é o de tratar as pessoas acometidas pela doença causada pelo novo coronavírus, conhecida como Covid-19.

A Unimed Brusque realizou monitoramento da pandemia desde de janeiro e adotou uma série de medidas com relação aos atendimentos, a principal delas, a implantação em março do Ambulatório Especial Unimed Contra o Covid-19, instalado em sua sede, localizada no bairro São Luiz. O objetivo foi focar sua atenção aos seus 18 mil beneficiários, estendendo os atendimentos aos pacientes particulares, em casos de sintomas respiratórios.

“A Cooperativa tem um número de beneficiários que correspondem a cerca de 15% da população de Brusque. E acreditamos que, se conseguíssemos dar um suporte para essa porcentagem, estaríamos fazendo nossa parte como operadora e prestadora de serviço em saúde, além de aliviar o movimento no sistema público”, explica a pneumologista e coordenadora médica de Serviços em Saúde da Unimed Brusque, Dra. Daniela Salvador Alves.

Outra medida adotada pela Unimed Brusque, foi o tratamento precoce para pacientes acometidos pela Covid-19, realizados já na primeira semana de atuação do Ambulatório Especial. De acordo com Dra. Daniela, nos últimos meses há um movimento entre médicos no Brasil em prol do tratamento precoce, que envolve o uso de medicações como hidroxicloroquina, azitromicina, ivermectina, e zinco quelado. “Os pioneiros nesse tratamento são os estados do Norte e Nordeste do país, em especial devido ao colapso que esses locais enfrentaram no Sistema de Saúde. Desta forma, eles passaram a tratar os pacientes precocemente e de maneira urgente. Baseado nesses exemplos e em vários trabalhos publicados, médicos de todo Brasil começaram a testar e avaliar a eficácia do tratamento precoce”, detalha a médica.

Como empresa de saúde e preocupada em evitar o colapso dos recursos hospitalares na região, após diversos estudos, a Cooperativa decidiu inicialmente pela implantação do tratamento precoce, com hidroxicloroquina e azitromicina, ainda no mês de março.

Hoje, após quase quatro meses de atuação do Ambulatório Especial Contra Covid-19, e o atendimento de mais de 800 pacientes, a Unimed Brusque comemora os resultados positivos do tratamento precoce aplicado. “Em quinze semanas, tivemos 801 atendimentos, sendo realizados 320 exames de PCR e 90 casos positivos para Covid-19. Deste total, 31 pacientes eram sintomáticos leves com tomografia de tórax normal e não necessitaram de medicação, já os outros 59 receberam o tratamento precoce”, comenta Dra. Daniela.

Além de acompanhar estudos nacionais e internacionais a respeito dos tratamentos ao Covid-19 há meses, Dra. Daniela também integra um grupo independente de médicos catarinenses, e de outros estados, de diversas especialidades, que diariamente compartilham estudos, experiências e informações a respeito dos resultados do tratamento precoce. “O tratamento precoce tem o objetivo principal de abordar a doença nos primeiros dias, para assim diminuir a quantidade de pacientes graves que possam precisar de internação e talvez de UTI. Acreditamos que a melhor maneira de evitar o colapso do Sistema, é avaliar e intervir o mais breve possível”, esclarece.

*Entre os dias 06 e 08 de julho, foram atendidos: 85 pacientes, coletado 51 PCR e iniciado o tratamento em 18 pacientes.

Telefone: 47 3251-2499