Covid-19: Universidades de Brusque se adaptam à quarentena com aulas pela internet
Plataformas de aprendizagem virtual são disponibilizadas para que estudantes não sejam prejudicados no calendário acadêmico
Após a emissão do decreto de suspensão das aulas presenciais pelo governo do estado, as universidades e faculdades de Brusque se adaptaram ao momento e disponibilizaram as disciplinas em ambientes virtuais.
No polo de Brusque da Uniasselvi, as atividades acadêmicas estão todas virtualizadas e acontecendo com engajamento dos professores e participação dos alunos, comenta Antonio Roberto Rodrigues Abatepaulo, diretor e coordenador acadêmico.
Ele informa que desde 30 de março a universidade está utilizando uma plataforma da Microsoft que permite desenvolver as atividades em tempo real, isto é, nos mesmos horários e dias das aulas presenciais de cada acadêmico. Além disso, a plataforma permite interação entre alunos e professores, compartilhamento de telas, envio de arquivos, e a gravação das aulas.
Segundo o diretor, os professores passaram por treinamentos e reconhecimento da plataforma, e os alunos receberam um tutorial de acesso com suporte remoto. No site da Uniasselvi, foi disponibilizado um contato direto para o aplicativo WhatsApp, no qual o aluno pode tirar dúvidas.
Antonio destaca que todos os funcionários estão com atividade homeoffice para atendimento das necessidades de cada aluno. O diretor ressalta que as disciplinas com conteúdos práticos foram reservadas para a volta regular das atividades presenciais.
A Faculdade São Luiz, por sua vez, está fazendo uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, logo que o decreto foi instituído, informa o diretor geral, Cláudio Márcio Piontkewicz. Ele destaca que os professores tiveram acesso à plataforma nas formações continuadas, e já era utilizada como apoio complementar.
O diretor comunica que as aulas online são ministradas nos mesmos horários e dias das aulas presenciais, com o objetivo de atender todo o calendário acadêmico. Alguns alunos tiveram dificuldade no início, mas aderiram ao uso da plataforma e os professores das disciplinas e coordenadores de cada curso estão disponíveis para prestar suporte aos acadêmicos, destaca o diretor.
Ele informa ainda que “as aulas podem ser gravadas e disponibilizadas para alunos que talvez não possam acompanhar no momento da aula, devido algum problema tecnológico ou de ordem pessoal.” O diretor ressalta que mesmo, ao retornar às aulas presenciais, a plataforma será complementar, a fim de entregar um ensino e processo de aprendizagem com mais qualidade.
No Centro Universitário de Brusque (Unifebe), as aulas estão sendo disponibilizadas no formato take-home, em tempo real, informa a assessoria de comunicação da instituição.
As aulas são ministradas nos mesmos dias e horários das aulas presenciais. Por isso, se o aluno não participar das aulas, e não justificar, recebe falta. Caso o estudante não possua acesso à internet, ele deve entrar em contato com a coordenação do seu curso para estudar uma nova forma de ensino.
De acordo com a reitora da Unifebe, Rosemari Glatz, os professores receberam capacitação em uma formação continuada para este novo formato de aula. Rosemari destaca que cada professor tem autonomia para desenvolver suas aulas e dedicam atenção para que sejam únicas e exclusivas.
Sobre as dúvidas que podem surgir nos acadêmicos, a reitora informa que foi criado no site da instituição, a página Unifebe Responde, com perguntas frequentes sobre os temas abordados na reunião, além de um chat para os alunos estarem em contato com a universidade. Rosemari relata ainda, que as salas virtuais estão sendo acessadas com assiduidade, e foram registradas poucas faltas.