Brusque sai na frente, mas leva o empate do CRB nos minutos finais
Júnior Todinho abriu o placar de pênalti, mas Anselmo Ramon deixou tudo igual
Júnior Todinho abriu o placar de pênalti, mas Anselmo Ramon deixou tudo igual
O Brusque empatou em 1 a 1 com o CRB na tarde deste sábado, 16, no estádio Rei Pelé, pela 18ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Júnior Todinho abriu o placar de pênalti com longa revisão do VAR, e Anselmo Ramon empatou aos 47. Com o resultado, o quadricolor chega a 21 pontos.
Houve um desfalque de última hora no Marreco antes do jogo. Alex Ruan, que treinou normalmente na quarta-feira, 13, foi cortado por conta de sintomas como febre e garganta inflamada.
A partida marcou o retorno de Gabriel Taliari aos gramados. Há praticamente um ano, em 17 de julho de 2021, em Brusque 2×1 Botafogo, o meia havia sofrido uma ruptura do ligamento cruzado anterior e do menisco do joelho direito.
Durante os primeiros 30 segundos de jogo, os jogadores dois times ficaram parados, com uma mão sobre a boca. Trata-se de protesto contra o Projeto de Lei 1153/2019, recém-aprovado pela Câmara dos Deputados. O PL promove alterações na Lei Pelé, que afetam direitos trabalhistas dos atletas.
O CRB esteve mais próximo do gol na primeira etapa, com mais presença no ataque e levando mais perigo. O Brusque teve raros ataques promissores. Enquanto o quadricolor focava ataques pela esquerda com Fernandinho e Airton, o CRB chegava pelo mesmo lado do campo, construindo bastante com subidas do lateral-direito Raul Prata. Alguns cruzamentos fizeram a defesa brusquense e o goleiro Jordan trabalharem.
Aos 22 minutos, Fabinho fez boa jogada pela direita, chegou à linha de fundo e cruzou. Rafael Longuine chegou de trás em velocidade, chutando forte de primeira. A bola passou por cima do gol de Jordan, que nada podia fazer. Três minutos depois, o camisa 10 do CRB teve espaço e chutou rasteiro, colocado, de fora da área. Desta vez, Jordan fez boa defesa para escanteio.
Outra boa chegada dos anfitriões foi aos 30. Raul Prata cortou para dentro e levantou na área. Anselmo Ramon conseguiu cabecear bem, mas a bola passou por cima, próxima ao gol quadricolor.
A melhor chegada do Brusque aconteceu aos 32 minutos. Fernandinho avançou pelo meio e encheu o pé, de fora da área. Diogo Silva defendeu bem. No rebote, Crislan buscou a bola e cruzou no segundo poste, e Wallace completou para o gol. Contudo, Crislan já estava em impedimento antes de fazer a assistência.
Aos 39, Fernandinho arrancou rumo à linha de fundo, mas o cruzamento foi muito forte e, do outro lado do campo, Pará não pôde evitar a saída da bola.
Rafael Longuine teve outro bom momento para o CRB, aos 43. Tentou o chute venenoso de fora da área, mas Jordan esteve atento e segurou bem.
O segundo tempo corria com poucas oportunidades para as duas equipes. Aos oito minutos, Anselmo Ramon recebeu fazendo bem o pivô e fez o passe para Longuine, que vinha de trás. O meia chutou forte, rasteiro, mas Jordan encaixou muito bem.
O Brusque fez boa resposta aos 14. Fernandinho fez bom passe para Álvaro, na esquerda. O camisa 7 chutou cruzado, alto, e muito forte. A bola passou perto do travessão.
Era o CRB quem tinha mais posse de bola, mas o Brusque conseguia se defender sem grandes apuros. Aos 27, o quadricolor teve ótimo momento. Fernandinho fez lindo passe em profundidade para Airton. Quase sem ângulo, o camisa 6 chutou forte, e Diogo Silva fez boa defesa com o pé, desviando para escanteio.
Aos 30 minutos, Pará cobrou falta na área, e Wallace caiu em duelo com Wellington Carvalho. O lance seguiu até parar em escanteio para o CRB. Contudo, houve um chamado do VAR para a revisão da disputa na área. Aos 35 minutos e dúvidas sobre se antes havia um impedimento, o árbitro Jefferson Ferreira de Moraes assinalou o pênalti.
Júnior Todinho foi para a cobrança, aos 37. A bola ainda bateu embaixo de Diogo Silva, mas entrou. Foi o primeiro gol do atacante com a camisa do Brusque.
O CRB se lançou ao ataque e conseguiu o empate aos 46, após uma sequência de escanteios. Após cobrança de escanteio, Emerson Negueba fez o desvio de calcanhar. No segundo poste, Anselmo Ramon se livrou da marcação de Pará com facilidade e mandou para o fundo do gol.
Júnior Todinho pediu falta por jogo perigoso no lance do desvio de Emerson Negueba. Ele e a equipe quadricolor reclamaram que o pé do atacante do CRB chegou a atingi-lo na cabeça. Contudo, o gol foi confirmado.
A equipe da casa ainda tentou pressionar pela virada, mas não teve outras finalizações claras.
O Brusque enfrenta o Grêmio no Augusto Bauer às 19h desta terça-feira, 19, pela 19ª rodada, a última do primeiro turno da Série B. No mesmo dia e na mesma hora, o CRB enfrenta o Bahia na Arena Fonte Nova.
Campeonato Brasileiro – Série B
18ª rodada
Sábado, 16 de julho de 2022
Estádio Rei Pelé, Maceió
CRB: Diogo Silva; Raul Prata, Gum (Diego Ivo-int), Wellington Carvalho, Bryan (Reginaldo 22′-2ºt); Uillian Correia (Gabriel Conceição 39′-2ºt), Yago (Wallace 39′-2ºt); Fabinho (Richard 22′-2ºt), Rafael Longuine, Emerson; Anselmo Ramon.
Técnico: Daniel Paulista
Brusque: Jordan; Pará, Éverton Alemão, Wallace, Airton; Zé Mateus, Rodolfo Potiguar, Balotelli (Trindade 39′-2ºt); Álvaro (Gabriel Taliari 25′-2ºt); Crislan (Júnior Todinho 25′-2ºt) e Fernandinho (Bruno Aguiar 46′-2ºt).
Técnico: Luan Carlos
Trio de arbitragem (GO): Jefferson Ferreira de Moraes, auxiliado por Fabrício Vilarinho da Silva (FIFA) e Hugo Sávio Xavier Corrêa.
Árbitro de vídeo: José Cláudio Rocha Filho (FIFA)
Gols: Anselmo Ramon (46′-2ºt); Júnior Todinho (37′-2ºt).
Cartões amarelos: Fabinho, Wallace e Gabriel Conceição; Pará.