Creches de Brusque atendem em regime de plantão durante as férias
Dos 34 Centros de Educação Infantil, 12 atenderão durante o período de recesso
Dos 34 Centros de Educação Infantil, 12 atenderão durante o período de recesso
Assim como nos anos anteriores, a Secretaria de Educação de Brusque disponibilizará regime de plantão em Centros de Educação Infantil (CEI) do município. Ao todo, 12 creches atenderão os alunos dos dias 18 de janeiro a 2 de fevereiro. A medida, segundo o secretário da pasta, Ivanor de Mendonça, visa auxiliar os pais que retomam as atividades no trabalho.
A única diferença dos anos anteriores, aponta Mendonça, é o plantão de dezembro. Dessa segunda-feira a hoje, todos os CEIs permanecem em atendimento devido ao encerramento das atividades nas empresas do município, que geralmente ocorre a partir da próxima segunda-feira, dia 21.
O plantão das férias de janeiro e fevereiro, por outro lado, será destinado apenas a crianças de seis meses a 4 anos de idade. Os alunos do Infantil II e da pré-escola, que integram a educação básica, não terão plantão.
De acordo com o secretário, 835 crianças serão atendidas por 58 professores, 53 monitores e 21 serventes e merendeiras, além da diretoria e dos coordenadores. Os profissionais se apresentam nos CEIs no dia 15 de janeiro.
“Os profissionais se apresentam alguns dias antes para uma organização prévia desses ambientes e para estar tudo pronto para receber as crianças no dia 18”, afirma o secretário. “Os horários serão os mesmos do período escolar normal. Algumas começam mais cedo e outras ficam abertas até mais tarde. Cada CEI estabelece o horário conforme a necessidade de cada comunidade”, completa.
Para o secretário, manter o regime de férias é fundamental e já está consolidado no calendário do município. Ele ressalta também que, embora gere mais gastos à Secretaria de Educação, o plantão dá suporte aos pais e é importante para as crianças.
“Sabemos que o plantão traz a necessidade de mantermos profissionais durante esse período e o funcionamento dos espaços implica em mais gastos de manutenção. Só que é uma situação cultural e precisa ser mantida. Agora, a grande maioria das famílias tem pai e mãe trabalhando, não é mais como antigamente em que apenas o chefe da família trabalhava, então os filhos mais novos precisam estar amparados”, explica Mendonça.
Centros de Educação Infantil que funcionarão durante as férias