Crediário ainda é bastante usado no comércio de Brusque
Pesquisa aponta que mais de 27% dos brasileiros ainda optam pela modalidade de pagamento
Pesquisa aponta que mais de 27% dos brasileiros ainda optam pela modalidade de pagamento
Os velhos carnês ainda fazem a cabeça de boa parte dos consumidores de Brusque. As lojas de eletrodomésticos do município confirmam o que diz uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC): três a cada dez brasileiros ainda usam o crediário.
O estudo do SPC traça uma média nacional, com base em 910 entrevistas nas 27 capitais. Ele também mostra que 26% dos entrevistados usam o crediário por causa da facilidade de parcelamento.
A flexibilidade na hora de pagar é o que mais pesa para os clientes das lojas MM de Brusque. O gerente Sinésio Kessler afirma que a facilidade de poder parcelar em até uma entrada mais 15 parcelas atrai boa parte da clientela.
O crediário próprio corresponde a cerca de 35% a 38% do faturamento mensal da loja, segundo o gerente. De acordo com ele, há cadastros novos diariamente. São pessoas de faixa etária variada.
O panorama na loja Colombo de Brusque é parecido com o da MM. O gerente Guilherme Miguel diz que em torno de 35% das vendas ainda acontecem no crediário próprio.
Miguel já trabalhou em lojas de outras cidades e diz que o percentual de Brusque é representativo. Segundo ele, a freguesia brusquense é mais adepta dos carnês.
O gerente da Colombo afirma que o crediário é bom principalmente para o cliente que paga em dia. Essa modalidade leva em conta também o histórico do consumidor. Se é bom pagador, maior a chance de ele ter um desconto ou pagar menos juros.
O cliente que paga antecipado no crediário da Colombo ganha desconto, por exemplo. A entrada nem sempre é exigida. São essas coisas que fazem os clientes ainda serem seduzidos por essa modalidade de pagamento.
A Koerich tem um crediário ainda mais forte. “Nosso maior força é no crediário”, afirma o gerente substituto da loja do município, Robson Moraes Pereira.
Segundo Pereira, mais da metade das vendas são por meio do carnê. Supera o cartão de crédito, cheque pré-datado e dinheiro.
Principalmente os clientes mais antigos costumam optar pelo carnê. Eles já possuem “ficha no crediário próprio” e gozam de bom crédito na loja.
O Koerich lançou seu cartão próprio recentemente como uma medida para tentar fazer parte da freguesia deixar o carnê. A Colombo já teve cartão próprio, mas já não conta mais com essa modalidade.