Cresce número de medicamentos distribuídos após aumento dos casos de Covid-19 e gripe em Brusque

Com a alta procura, Prefeitura de Brusque antecipou compra de remédio para evitar faltas

Cresce número de medicamentos distribuídos após aumento dos casos de Covid-19 e gripe em Brusque

Com a alta procura, Prefeitura de Brusque antecipou compra de remédio para evitar faltas

Devido à alta procura de medicamentos para tratar a gripe no fim do ano em Brusque, alguns leitores relataram ao jornal O Município que tiveram dificuldades para conseguir o Tamiflu, um dos remédios utilizados no tratamento. Segundo a Secretaria de Saúde, o item é adquirido pela União, por meio do Ministério da Saúde, que, por sua vez, encaminha ao governo do estado para que seja repassado entre os municípios.

A entrega é feita semanalmente. A diretora da Atenção Farmacêutica, Patrícia Sassi, diz que até dezembro a procura pelo medicamento era baixa, situação que mudou a partir da nota de alerta da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) sobre a circulação do vírus da influenza no estado.

“Destaca-se a importância da prescrição do fosfato de oseltamivir (Tamiflu) para todos os casos de síndrome gripal que tenham condições e fatores de risco para complicações, independentemente da situação vacinal, mesmo em atendimento ambulatorial”, explica a diretora sobre o documento.

Ela acrescenta que no final de dezembro foi entregue ao município um quantitativo menor do que foi solicitado. Além disso, a situação se repetiu nas semanas seguintes de janeiro. “Solicitamos e repassamos nosso estoque semanalmente ao estado, mais nem sempre recebemos o quantitativo total solicitado. Atualmente, temos o medicamento em nossos estoques”, pontua.

Outro dado importante foi o número de medicamentos distribuídos neste período. Enquanto em janeiro de 2021 foram 1,8 milhão, em janeiro de 2022 o total ultrapassou os 2 milhões. Em relação aos valores gastos, os dados também apontam uma alta. Em 2021, foram R$257.173,11 e em 2022, R$324.359,09, o que significa 26,12% a mais que o ano anterior.

Aumento da demanda

Além do aumento repentino da busca por medicamentos contra a gripe, a pasta também teve crescimento na procura de remédios utilizados no tratamento contra Covid-19, como antibióticos, analgésicos, antialérgicos e xaropes.

A diretora também explica que a pasta está preparada para atender a demanda, mas alguns processos de compra, como o do Consórcio, precisaram ser aceleradas devido ao alto consumo de janeiro.

“Os pedidos que eram para serem enviados as empresas no dia 31/01, precisamos antecipar para 14/01 junto ao Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (Cisamvi) para evitar desabastecimento de alguns itens”, esclarece.

Reflexo desse aumento foram os números de atendimentos realizados em janeiro de 2022 e o mesmo período de 2021. No ano passado, a farmácia atendeu 15,8 mil pessoas, enquanto neste ano o número pulou para 25 mil atendimentos. O aumento em relação ao primeiro mês de cada ano foi de 58,55%.

Compras de medicamentos

Patricia explica que a pasta iniciou a compra de medicamentos em 14 de janeiro. Os itens são entregues diariamente no almoxarifado da Secretaria de Saúde.

“As aquisições começaram em meados de janeiro, mais programamos as compras desde outubro para conseguirmos ter nossos estoques abastecidos sem que ocorra falta para a população para os meses de janeiro e fevereiro”, esclarece.

Patricia explica que, conforme o edital, após o pedido de compra de medicamentos, as empresas têm até 30 dias para realizar a entrega. Segundo ela, a pasta contabiliza os prazos para se programar e evitar faltas.

As compras dos medicamentos são feitas por meio de licitação, conforme explica Patricia. Uma das formas é por meio do Cisamvi. “As compras tornam-se mais vantajosas, justamente por unificarem as compras de 15 municípios. São também compras por meio de processo licitatório”.

Além disso, os itens também são adquiridos em processos licitatórios realizados pelo município. Patricia enfatiza que os fornecedores têm prazo médio de 30 dias para entrega dos medicamentos.

A diretora reforça que os moradores de Brusque que precisarem da medicação podem se dirigir a Farmácia Básica, que atende das 8h às 20h30, munidos de receituário médico, Cartão Nacional de Saúde e documento de identificação com foto.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo