A importância da indústria de jogos eletrônicos tem crescido a cada ano. Apresentando números positivos, muitas vezes acima da média de crescimento de diversos países em desenvolvimento, o setor já é levado a sério pelos maiores operadores financeiros do mundo. Segundo um estudo promovido pela famosa consultoria Pwc, um faturamento de 43,7 bilhões de dólares é esperado para esse mercado até 2022, somente no Brasil.

Empresas dos mais diversos setores têm investido no segmento, patrocinando atletas, times e campeonatos. As apostas em eSports são outro nicho que explora e vem ajudando a divulgar a categoria. Alguns dos principais sites do ramo já disponibilizam seções completas para quem quer apostar nos principais torneios de League Of Legends, Counter Strike, Fifa, Dota 2 e outros. Pela primeira vez na história da modalidade, os eSports devem bater US$ 1 bilhão de faturamento global em 2019.

Além da Pwc, outros órgãos internacionais já apontam que a indústria de games já movimenta mais dinheiro do que todo o mercado cinematográfico dos Estados Unidos. A previsão é que, até 2022, o mercado de games cresça numa taxa próxima a 17%. Dado o tamanho e a média de idade da população brasileira, o país aparece como um dos mercados de maior potencial para a modalidade. O otimismo demonstrado nas análises tem atraído investimentos não só na produção de jogos e desenvolvimento de peças e consoles.

Para dar mais força ao setor, entidades de organização específicas já estão sendo fundadas. Dessa maneira, equipes e atletas serão capazes de negociar em bloco, buscando mais benefícios coletivos, em detrimento dos individuais. Essa visão é o que fortalece o esporte, contrapondo o egoísmo demonstrado em modalidades consagradas, como o futebol.

O volume de patrocínios para os agentes promotores dos eSports tem aumentado na medida em que a exposição da modalidade também cresce. Canais esportivos, como a ESPN e o Band Sports, foram pioneiros na exibição de torneios de LoL, Fifa e outros. Mais recentemente, o grupo Globo, maior rede de televisão do país, também decidiu dar espaço aos eSports, com transmissões no seu canal esportivo via cabo, o SporTV, e com um programa exclusivo sobre games apresentado pela estrela da casa, o jornalista Tiago Leifert.

Segundo pesquisa da Newzoo, em 2017, na América Latina, as marcas eram responsáveis por US$ 16,2 milhões – do total de US$ 24 milhões angariados pelos eSports. Em 2018, os investimentos das empresas subiram para US$ 21,2 milhões, do total de US$ 31 milhões.

Isso representou um crescimento de 28.6%. Marcas consagradas, como Coca-Cola, Visa, Mercedes-Benz, e clubes importantes, como o Flamengo, o Manchester City e o PSG, têm aproveitado a ascensão dos eSports para exibirem seus logotipos. No Brasil, a empresa que mais tem apostado nesse segmento é a rede de varejo Havan.

Crescimento da Havan beneficia clubes de futebol e times de eSports

A empresa comandada pelo polêmico Luciano Hang está cada vez mais conhecida. Com suas lojas de aparência chamativa, com fachadas remetendo à arquitetura clássica grega, e com a tradição de posicionar réplicas da Estátua da Liberdade em seus estacionamentos, a Havan demonstra personalidade. Isso ajuda muito do ponto de vista de exposição. Sabendo disso, a empresa passou a patrocinar clubes de futebol, como a Chapecoense, e tem projetos ambiciosos para os eSports.

Hoje com 120 lojas, a rede somou um faturamento superior a R$ 7 bilhões, que era a meta inicial em 2018. Este valor representa um crescimento de 40% nas vendas do grupo em relação ao ano anterior. A meta para 2019 é de atingir um faturamento de mais de R$ 10 bilhões e abrir mais de 20 lojas. Com isso, a empresa passará de 16 mil colaboradores para mais de 20 mil. Com esses planos em andamento, os investimentos em publicidade seguem a todo vapor.

O dono da rede já confirmou, inclusive, que existe um projeto para construir um novo estádio de futebol em Brusque (SC). A Arena Havan, que serviria ao Brusque Futebol Clube, já conta com imagens dos projetos preliminares. As obras estão programadas para iniciar em agosto de 2019. O estádio será no bairro Bateas, localidade de Volta Grande, no Complexo de Eventos Chico Wehmuth.

Já o segmento de jogos eletrônicos é a nova área de investimentos da Havan. A rede anunciou a criação de sua organização de eSports e a construção de um gaming office – espécie de centro de treinamento focado no rendimento – também em Brusque.

Um dos idealizadores do projeto, o filho do proprietário da rede, Lucas Hang, a entrada da Havan no segmento de eSports é planejada desde o início do ano. A ideia é montar uma equipe, inicialmente voltada para a modalidade League of Legends, que com o tempo deve evoluir para outras áreas dentro do segmento de jogos eletrônicos.