X
X

Buscar

Criação de financiamento para estudantes de ensino superior em Brusque começa a ser discutida

Conheça projetos que já funcionam em outras cidades

Há duas semanas, o vereador Alessandro Simas (DEM) apresentou na Câmara de Brusque uma ideia inicial para a criação, em âmbito municipal, de um programa no estilo do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

Simas solicitou envio de expediente à Secretaria de Desenvolvimento Social para avaliar a viabilidade da proposta. Segundo o vereador, a ideia surgiu após um pedido de uma estudante de Medicina do município.

“Ela me procurou para saber sobre a possibilidade de alguma bolsa de estudos. Busquei informações e descobri que hoje, na cidade, não existe nenhum tipo de programa desse tipo. A ideia é ter uma possibilidade de fornecer algum tipo de financiamento municipal”.

O vereador contou que uma reunião deve ser marcada com a secretaria para discutir a viabilidade de algum tipo de programa para ajudar estudantes carentes da cidade.

“Queremos, em conjunto, buscar modelos, ver se outros municípios fazem algo do tipo. Vamos aguardar a ideia da secretaria. Critérios e outros detalhes é uma questão do governo municipal criar”.

Apesar de não ter ocorrido nenhum tipo de reunião com o vereador, o secretário de Desenvolvimento Social de Brusque, Jocimar do Santos, acredita que a iniciativa é válida.

“Vejo com bons olhos e gosto da ideia. Conheci um projeto parecido em Brasília, que é chamado de “cheque estudantil” e deu certo. Quando chegar o ofício, vamos analisar e estudar outros projetos para saber se encaixa dentro da nossa política de assistência”.

Iniciativas similares

A Prefeitura de Itajaí, já há alguns anos, tem um programa chamado “Auxílio Estudantil” para ajudar estudantes da cidade que querem cursar o ensino superior.

Para se inscrever no programa, os alunos têm que cumprir alguns requisitos como ser residente da cidade e ter uma renda familiar menor do que o estabelecido pelos critérios do Auxílio Estudantil. Caso o estudante seja selecionado, recebe de 20% a 50% de desconto nas parcelas do curso e também precisa colaborar com 40 horas semestrais de serviço voluntário.

Segundo a Secretaria de Promoção da Cidadania da cidade, o programa é considerado um sucesso e cerca de 250 pessoas se inscrevem por semestre para receber o auxílio.

Em um modelo parecido, a cidade de Camargo (RS) tem o programa “Crédito Educativo”, através da Secretaria de Educação e Cultura. Assim como em Itajaí, esse modelo pode auxiliar estudantes de ensino superior com o valor entre 20 e 50% da mensalidade.

Para participar do programa o aluno não pode ter uma outra formação em curso superior, precisa residir no município há mais de três anos, entre outros.

Dentro do Crédito Educativo, há o “Programa de Incentivo à Medicina”, em que o município custeia todo o curso e, após a conclusão, o estudante da cidade devolve o valor com a prestação de serviços para a cidade.

Em Blumenau, o Crédito Educativo da Furb, chamado de CrediFurb, é um programa de financiamento das mensalidades dos estudantes, mantido com os recursos da universidade e por meio do qual é possível financiar até 50% do curso.

Os estudantes que optam pelo CrediFurb pagam até 50% das mensalidades nos anos em que estiverem estudando, e o restante após a graduação. O projeto não adiciona juros e apenas faz a atualização dos valores de mensalidade da graduação feita pelo estudante.

Podem participar todos os estudantes que estiverem regularmente matriculados e inscritos no Uniedu. O processo acontece a partir do Requerimento de Inscrição CrediFurb, e da apresentação da situação socioeconômica familiar para avaliação da instituição.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube