Criança de 6 anos recebe dose de vacina contra Covid-19 por engano no Sul de SC
Menina está sendo acompanhada pelo sistema de saúde do município
Nesta terça-feira, 2, a Prefeitura de Criciúma confirmou que uma criança de 6 anos recebeu uma dose de vacina contra a Covid-19 por engano. O caso aconteceu no dia 26 de outubro e, segundo a Secretária de Saúde, a menina está sendo acompanhada por médicos do município e está bem.
Conforme a família da criança, eles buscavam no posto de saúde a vacinação contra a gripe. Ao invés de receber o imunizante destinado e autorizado para a idade da menina, foi aplicada a vacina da Pfizer. Após o erro ser identificado, a vacinadora foi afastada do cargo.
O secretário de Saúde, Acélio Casagrande, informou que um processo administrativo foi aberto para entender o que ocorreu. A profissional em questão possui nove anos de experiência.
A informação sobre o erro chegou a Acélio através da Vigilância Epidemiológica do município. Conforme o secretário, a profissional se equivocou e foi afastada para a investigação. “É um erro humano, que pode acontecer em qualquer lugar com qualquer profissional”, afirmou.
O caso terá que ser informado ao Ministério da Saúde.
Vacina contra Covid-19 em crianças
Até o momento, está liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a vacinação para pessoas com até 11 anos. O imunizante autorizado para essa faixa etária é o mesmo que a menina de Criciúma recebeu.
O laboratório já realizou um estudo onde comprova que a vacina é segura para crianças com idade entre 11 e 5 anos. Mas os dados ainda são preliminares e não foram confirmados por nenhuma agência reguladora.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube