X
X

Buscar

Crianças aprendem a fazer cuca em oficina do Festival Nacional da Cuca de Brusque

Meninos e meninas de 2 a 10 anos botaram a mão na massa na quinta edição do evento

Entre todas as cozinhas montadas para o Festival Nacional da Cuca, uma em especial chamou a atenção dos visitantes. Isso porque os pequeninos “chefes” esbanjavam fofura: era a mini cozinha do Sesc, com a oficina pra crianças em parceria com a Morisa Móveis, a Fischer e o Núcleo das Panificadoras e Confeitarias da Associação Empresarial de Brusque (Acibr).

Confira programação e os preços do evento

Olhares curiosos, ouvidos atentos e obediência aos comandos das instrutoras. As pequenas mesas e cadeiras foram tomadas pelos pequenos aprendizes da cozinha, que tinham entre 2 e 10 anos. Contando apenas com ingredientes naturais, eles usaram medidores, quebraram ovos, utilizaram os demais ingredientes, bateram a massa e a levaram ao forno para, na sequência, produzir a cobertura.

É o terceiro ano do projeto dentro do Festival. Foto: Cristóvão Vieira

Para participar, bastava chegar até a mini cozinha e inscrever as crianças nos horários da oficina. As famílias se aglomeraram fora do pequeno cercado em que os aprendizes produziram as iguarias. Muitos olhos brilhantes e celulares registraram o momento. Pais, avós e tios incentivaram as crianças para capricharem na produção das cucas.

A ideia deu tão certo que há quem já espere pelas edições do festival justamente para poder participar da oficina. É o caso dos irmãos Fernando e Luiz Gustavo Abreu Freitas, de 5 e 3 anos.

“É sensacional, todos os anos a gente vem. É uma iniciativa ótima, uma oportunidade de estarmos em família. Quando chega na época do festival eles pedem sempre para participar. Além disso nós gostamos muito de cuca, é um hábito da cidade que nós adoramos”, afirma a mãe da dupla, Fernanda Moreira de Abreu Freitas.

Inscrições foram feitas na hora e meninos e meninas participaram. Foto: Cristóvão Vieira

Segundo Geisa Carla Franceschini, instrutora do Sesc, o projeto já existe há três anos. “É importante porque trabalha não só a culinária com as crianças, mas também noções de quantidade, com matemática envolvida”. Segundo Geisa, os pequenos aprendem também a ter paciência para esperar a massa ficar pronta dentro do forno.