Crianças participam de blitz educativa do Maio Amarelo no Centro de Brusque
Ação contou com a participação de estudantes do Colégio Cultura
Ação contou com a participação de estudantes do Colégio Cultura
A tarde desta quarta-feira, 2, foi de conscientização no Centro de Brusque. Agentes da Guarda de Trânsito (GTB) e das polícias Militar e Civil realizaram uma blitz educativa em alusão à campanha Maio Amarelo. O movimento tem como objetivo chamar a atenção para o alto índice de acidentes de trânsito.
Promovida pela Secretaria de Trânsito e Mobilidade, a primeira de várias blitzes contou com a participação de alunos do Colégio Cultura, que abordaram motoristas que passavam pela avenida Cônsul Carlos Renaux. Até o fim do mês, outras escolas do município participarão do projeto.
O agente da GTB, Marcos Alexandre Pereira, explica que as crianças envolvidas entregaram panfletos explicativos, complementando com orientações básicas, mas muitas vezes esquecidas, como não dirigir após beber, utilizar o cinto de segurança e não usar o celular no trânsito.
Para Eduardo Janeczko, agente de Polícia Civil, a conscientização é a única solução. “A maior violência existente na cidade hoje é no trânsito. Somos 102,3 mil veículos para uma população de 130 mil habitantes. Temos de fazer a população entender que temos que conviver melhor no trânsito e respeitar os demais motoristas”, enfatiza o policial.
A opinião é reforçada pelo sargento PM Edson Sidney Gielow, que coordenou o apoio do 18º Batalhão de Polícia Militar ao evento. Para o militar, envolver as crianças neste tipo de ação é preparar melhores condutores para o futuro.
“Eles já têm noção do que é certo e errado. Hoje aproveitamos para que eles possam transmitir as informações aos condutores, entregando folders aos condutores com dicas de prevenção e cuidados que o motorista deve ter. Isso é importante a partir do momento em que vão desenvolvendo o senso crítico”, afirma.
Ações semelhantes serão realizadas em diversos pontos do município até o fim do mês. A próxima será nesta quinta-feira, 3, a partir das 9h, próximo à Havan, na rodovia Antônio Heil.